Mundo

Lula quer que Brasil apresente proposta de corredor humanitário na ONU

Em videoconferência com ministros, presidente também pediu empenho na pressão pela libertação das mulheres e crianças pelo Hamas e cessar-fogo por parte de Israel

12/10/2023 15h15
Lula quer que Brasil apresente proposta de corredor humanitário na ONU
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em reunião por videoconferência com ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta quinta-feira (12), que o Brasil apresente, durante reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), uma proposta de corredor humanitário na Faixa de Gaza.

Participaram do encontro o chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim; o ministro da Defesa, José Múcio Vieira; o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e o chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio.

Além de negociar a criação de um corredor humanitário na Faixa de Gaza, Lula também pediu prioridade na mobilização da comunidade internacional pela libertação das mulheres e crianças feitas reféns pelo Hamas e a medição de um cessar-fogo por parte de Israel.

Segundo assessores do governo, todas orientações discutidas na videoconferência foram repassadas ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O chanceler já está a caminho de Nova York, nos Estados Unidos, onde vai participar da reunião do Conselho de Segurança da ONU marcada para esta sexta-feira (13).

Ao todo, 28 brasileiros que estão na Faixa de Gaza pediram ajuda para retornar ao Brasil. A melhor opção levantada até aqui é retirar o grupo pela passagem de Rafah, região da Faixa de Gaza que faz fronteira com o Egito.

Nesta quinta-feira (12), Amorim entrou nas negociações do Brasil com o país africano e telefonou pessoalmente para Faiza Aboul Naga, assessora direta para assuntos de segurança do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.

O Palácio do Itamaraty também não descarta a possibilidade de fazer contato com o Hamas para garantir a retirada dos brasileiros em segurança.

Por: CNN

Comentários

Leia também

Mundo
EUA anunciam planos para taxar navios chineses em portos americanos

EUA anunciam planos para taxar navios chineses em portos americanos

Pequim afirma que tomará medidas necessárias para defender seus direitos legítimos ...
Mundo
EUA anunciam tarifa de 245% para China, causa polêmica e muda documento

EUA anunciam tarifa de 245% para China, causa polêmica e muda documento

Tarifa total envolve múltiplas categorias; nova versão busca conter reação negativa ...
Mundo
Comércio entre Brasil e EUA bate recorde no 1º trimestre de 2025

Comércio entre Brasil e EUA bate recorde no 1º trimestre de 2025

Mesmo com tarifas elevadas, fluxo comercial atinge US$ 20 bilhões, maior valor da série...