ACEFS e JUCEB discutem novidades do segmento contábil em roda de conversa
Evento discutiu principais demandas e sugestões de melhorias
A Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS) promoveu uma roda de conversa contábil na manhã desta quinta-feira (5), com o objetivo de discutir as novidades da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB).
O evento contou com a presença da presidente da Juceb, Marise Chastinet, e do presidente da ACEFS, Genildo Melo, além de representantes de entidades empresariais (SICOMFS e CDL) e contabilistas do município.
Durante a entrevista concedida ao portal De Olho na Cidade, a presidente Marise ressaltou a importância desses encontros para discutir as demandas da sociedade civil e encontrar soluções para atendê-las. Além disso, destacou a necessidade de abordar as mudanças implementadas recentemente.
“Estamos constantemente empenhados em desburocratizar e agilizar o processo de abertura de empresas. Vivemos em um mundo de mudanças constantes, e a legislação também está sendo alterada. Neste momento, há um debate sobre a reforma tributária no Congresso Nacional. Portanto, são muitas mudanças e precisamos nos manter atualizados”, afirmou a presidente.
Genildo Melo, presidente da ACEFS, complementou que promover esse tipo de diálogo também pode contribuir para o desenvolvimento econômico do município.
“Estamos entregando uma carta à presidente da Juceb, sugerida pelo próprio segmento dos contadores. São demandas que acredito que, se colocadas em prática, irão facilitar muito a vida não apenas dos empresários, mas principalmente dos contadores, auxiliando na tomada de decisões e na coordenação dos negócios das empresas”, ressaltou Genildo.
Dentre as sugestões apresentadas, estão: agilização e definição de prazos para julgamento de alterações contratuais e baixas; agilização e definição de prazos no atendimento dos tickets; criação de atendimento exclusivo à classe contábil por telefone e/ou WhatsApp; padronização no julgamento dos processos, evitando exigências e atrasos; agilização e definição de prazos para o julgamento de cooperativas e sociedades anônimas (S/As); e definição de prazo para reembolso dos pagamentos.
A ACEFS e os contadores de Feira de Santana esperam que essas sugestões sejam consideradas pela Juceb, visando uma maior agilidade e eficiência nos processos, beneficiando tanto os empresários quanto os profissionais contábeis da região.
*com informações do repórter Danillo Freitas