Prova de Vida para aposentados e pensionistas municipais a partir de terça-feira
O prazo segue até o dia 20 de dezembro.
A partir da próxima terça-feira (19), servidores inativos do Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) podem realizar a prova de vida digital. Mais de 3 mil aposentados e cerca de 500 pensionistas devem realizar o procedimento que garante a continuidade do pagamento do benefício. O prazo segue até o dia 20 de dezembro.
Assim como nos anos anteriores, o procedimento será feito por meio de validação facial pelo aplicativo MEU RPPS – disponibilizado gratuitamente nas plataformas Android e iOS. No aplicativo, o servidor inativo deverá anexar documento de identificação com foto como RG ou CNH, em perfeito estado de conservação, de forma a possibilitar a validação da foto.
Importante ressaltar que o procedimento não é validado automaticamente. Após cumprir o passo a passo, os documentos passam por análise, bem como o reconhecimento facial junto à base de dados. Validado o procedimento, o beneficiário receberá uma mensagem via SMS.
A presidente do Instituto de Previdência de Feira de Santana, Midiã Leite, explica qual é a consequência para os aposentados ou pensionistas que não cumprirem a prova de vida dentro do prazo estabelecido.
“Ocorrerá a suspensão do pagamento do benefício. Em janeiro do ano seguinte, os pagamentos poderão ser interrompidos”, destacou.
Ainda de acordo com Midiã Leite, existem alternativas para os aposentados e pensionistas que encontrarem dificuldades em usar o aplicativo.
“A orientação que a gente dá para aqueles que não tem afinidade com a tecnologia é procurar uma das agências da Caixa Econômica Federal ou comparecer pessoalmente à sede do Instituto para sanar dúvidas. Dispomos de uma equipe preparada para ajudar”, assegura a presidente.
O Instituto de Previdência Municipal funciona na avenida Santo Antônio, 247, bairro Capuchinhos. Dúvidas podem ser esclarecidas através do número: (75) 3602- 8680 ou pelo e-mail: [email protected].
*Secom