Descarte Saudável: campanha da Farmácia Brito promove sustentabilidade com descarte correto de medicamentos vencidos
Campanha visa combater problemas ambientais causados pelo descarte incorreto
Há 30 anos no mercado farmacêutico de Feira de Santana, a Farmácia Brito anunciou a campanha de Descarte Saudável, que visa orientar a população a descartar medicamentos vencidos ou inutilizados de forma correta.
Segundo a farmacêutica Paula Oliveira, a campanha já vem sendo realizada em uma das unidades do Feira V, contudo, em comemoração ao aniversário da Farmácia, será expandida como uma forma de projeto socioambiental.
“A população não foi educada ao longo da sua vida a fazer o descarte do medicamento da forma correta. Então, o erro acontece justamente por falta de informação. Se, por exemplo, jogar esse medicamento no vaso sanitário e dar descarga pode gerar uma cadeia de contaminações. Além disso, o medicamento, quando ele é jogado no ralo, no vaso sanitário ou no lixo comum, ele vai parar nos rios, mares, lagos, nos aterros sanitários, no solo, em contato os animais aquáticos, e gera uma série de problemas. Quando em contato com as águas, mesmo que ela passe por um tratamento de esgoto, algumas substâncias não conseguem ser eliminadas, e essas águas contaminada podem chegar na sua casa”, explica a farmacêutica ao De Olho na Cidade.
Para contribuir, a população pode se dirigir a qualquer uma das unidades da Farmácia Brito e procurar o coletor de descarte.
A FARMÁCIA BRITO
Em sua trajetória na Princesa do Sertão, a Farmácia buscou inovar e trazer algo que chamasse atenção dos clientes.
“Chegamos com alguns conceitos e algumas ideias entendendo, de acordo com aquela época, o que era tentar empreender em uma loja tão pequena, e tinha de ser feito algo diferente. Precisávamos ter algo que mostrasse ao consumidor algo de confiança, então, ao longo desses anos fizemos um trabalho muito voltado para um atendimento, uma atenção, e u fico feliz porque Feira de Santana abraça essa ideia”, relata o empresário Juscelino Brito.
Segundo o empresário, a rede buscou se adequar as mudanças de mercado e incluir novos produtos em sua grande, além dos medicamentos. Assim, os clientes podem encontrar uma variedade de produtos de cuidado, seja para beleza, higiene básica ou saúde.
“Antes tinha muito esse conceito de uma farmácia fechada, ao qual se vendia somente medicamentos, mas o mercado muda. É preciso ter esse dinamismo em entender que você hoje não sobrevive somente vendendo os medicamentos, você precisa sair daquele formato”, salientou o empresário.