Setembro Amarelo: Rede CAPS de Feira promove ações focadas na saúde mental
Uma das principais iniciativas desta campanha é a realização de atividades voltadas para crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica seus esforços para combater o suicídio e promover a conscientização sobre saúde mental durante a campanha Setembro Amarelo. Com ações dedicadas à orientação individual e coletiva, as atividades têm o intuito de promover o bem-estar.
Uma das principais iniciativas desta campanha é a realização de atividades voltadas para crianças e adolescentes. O Centro de Atenção Psicossocial Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS Infantil) promove ações educativas e de sensibilização sobre a importância de cuidar da saúde mental. Os pacientes e seus familiares terão acesso a materiais informativos e recursos para compreenderem melhor os sinais de alerta e como buscar ajuda quando necessário.
“Familiares serão convidados a participar de rodas de conversa que visam orientar sobre os sinais de alerta e os riscos do suicídio. Essas sessões proporcionam um espaço seguro para compartilhar experiências e discutir estratégias para apoiar as pessoas que podem estar enfrentando dificuldades emocionais”, destacou Regicelia Silva, coordenadora da Rede de Saúde Mental.
Para promover o autocuidado e a manutenção da saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também estão organizando atividades terapêuticas e recreativas. Os pacientes serão incentivados a participar de práticas que ajudem a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.
“É a hora de unirmos forças para que todos tenham acesso ao apoio que precisam na saúde mental. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar vidas”, considera Regicelia Silva.
Feira de Santana disponibiliza atendimento gratuito para as pessoas que se encontram nessa condição, através dos CAPS. O serviço especializado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras.
CONFIRA O ENDEREÇO DOS CAPS:
CAPS II Silvio Marques: Rua Alcântara nº 100, bairro Mangabeira, tel: 3626-1060
CAPS II Oscar Marques: Rua Comandante Almiro, nº 1170, bairro Serraria Brasil, tel: 3614-6595.
CAPS III João Carlos Lopes Cavalcante: Rua Alameda das Pedras, S/N, bairro Olhos D’água.
CAPS Osvaldo Brasileiro Franco (CAPS Infantil): Rua Alameda das Pedras S/N. Olhos D’água (Próximo a Arena Senador), tel: 3612-4556.
CAPS Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (CAPS AD): Rua Paris número 41, Santa Mônica.
*SECOM/PMFS