Coaf aponta suspeita de lavagem de dinheiro em conta da deputada Carla Zambelli
Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a parlamentar teria recebido doações para a Associação Movimento nas Ruas usando uma conta particular
Informações do relatório de inteligência elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontaram movimentações bancárias suspeitas da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A informação é da CNN Brasil.
O documento é um dos materiais que foram enviados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. Ele aponta suspeita de lavagem de dinheiro em movimentações financeiras que aconteceram entre fevereiro de 2017 e julho de 2019.
Segundo o Coaf, Zambelli teria recebido R$ 197,8 mil em doações para a Associação Movimento nas Ruas. A parlamentar já foi dirigente da entidade, mas utilizou uma conta pessoal para receber as doações.
“Carla Zambelli Salgado, atualmente deputada federal de São Paulo, utilizando sua conta PayPal pessoal para receber doações em favor da Associação Movimento nas Ruas. Carla é fundadora da Associação. Visto que a conta PayPal deve ser utilizada para movimentação de recursos próprios, concluiu-se que as doações recebidas na conta PayPal da sra. Carla caracterizam movimentação de recurso de terceiro, podendo indicar suspeita de lavagem de dinheiro”, diz o relatório.
A quebra de sigilo financeiro, assim como sigilo telefônico, telemático, foi fruto de um requerimento feito pela relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Zambelli passou a ganhar destaque na CPMI depois que o depoimento do hacker Walter Delgatti citou seu nome, como a responável por um pagamento em dinheiro para que ele invadisse os sistemas do judiciário. A deputada também foi apontada como a intermediadora entre a reunião do hacker e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para discutir sobre as urnas eletrônicas.
*Metro 1