Dino bate recorde em número de inquéritos abertos pela PF a pedido do Ministério da Justiça
Em sete meses à frente do ministério, já foram 78 investigações, segundo levantamento realizado pelo jornal O Globo.
Desde que assumiu a pasta, o ministro da Justiça, Flávio Dino, bateu recorde no número de pedidos de instauração de inquéritos à Polícia Federal. Em sete meses à frente do ministério, já foram 78 investigações, segundo levantamento realizado pelo jornal O Globo.
Antes mesmo de completar um mês no comando da pasta, Dino já havia determinado à PF, corporação vinculada ao ministério, que investigasse a possibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro ter cometido crime de genocídio contra os povos ianomâmis durante seu governo.
Ao jornal, o ministério informou que metade dos inquéritos foi aberta por determinação direta do ministro. Entre elas, 29 eram para apurar crimes contra o presidente Lula (PT) e 10 para investigar condutas com “repercussão interestadual ou internacional”. A legislação só permite que a pasta determine uma investigação nesses dois casos.
Esse tipo de conduta não era tão comum. Segundo o levantamento do jornal, considerando os sete primeiros meses do ano, entre 2013 e 2019, apenas 3 investigações foram determinadas pelo ministério. Foi a partir do governo do próprio Bolsonaro que isso passou a ficar comum. Nos sete primeiros meses de 2020, por exemplo, 40 foram encomendados, nos dois anos seguintes esse número cresceu para 58 e 49 respectivamente.
*Metro1