PT decide permitir aliança com PL, desde que candidatos defendam a reeleição de Lula
Nesta quarta-feira, diretório lançou uma Resolução que veda apoio à candidatos “identificados com o projeto bolsonarista”
O diretório do PT decidiu permitir que candidatos do partido façam aliança com a legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL, nas eleições de 2024. No entanto, a cúpula colocou a condição de que a chapa PT-PL precise apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A Resolução foi divulgada nesta quarta-feira (30) e não cita expressamente o PL. “É vedado apoio a candidatos e candidatas identificados com o projeto bolsonarista”, diz o documento que foi aprovado por apenas 2 votos, no placar de 29 a 27.
No texto base da proposta, a cúpula rejeitou o trecho que impedia a ligação entre as legendas. “É vedado apoio a candidatos e candidatas identificados com o projeto bolsonarista. Igualmente é vedado o apoio ou recebimento de apoio por parte do partido ao qual Bolsonaro é filiado”, dizia. O próprio ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já admitiu que seria possível a concessão nos estados de cargos do segundo escalão ao PL.
*Metro 1