Atendimento a dependentes do cigarro representa 15% dos acolhimentos feitos no CAPS AD
Trabalho é desenvolvido a partir da estratégia de redução de danos
Nesta terça-feira (29), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em Feira de Santana, o atendimento especializado para dependentes do tabaco está disponível no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Dr. Gutemberg Almeida (CAPS AD).
No local, o paciente é assistido por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras. Segundo a coordenadora-geral dos CAPS, Regicelia Silva, o trabalho é desenvolvido a partir da estratégia de redução de danos.
“Ao chegar na unidade, é feito o acolhimento, no qual avaliamos o grau de dependência da pessoa. Em seguida, preparamos os encaminhamentos internos, a exemplo da participação nos grupos terapêuticos, atendimentos médicos e psicoterápicos. Aqui, a nossa meta não é a abstinência total, mas sim a diminuição dos danos causados por essa substância”, destacou.
De janeiro até agosto deste ano, o CAPS AD efetuou 339 acolhimentos. Desse total, 15% correspondem a dependentes do cigarro. Já durante todo o ano de 2022, foram realizados 635 acolhimentos, sendo 17% relacionados ao uso do tabaco.
A enfermeira referência técnica do CAPS, Mariana Rios, enfatiza que o tratamento ocorre de forma voluntária, conforme o desejo do paciente. “Não podemos cuidar de alguém que não tem vontade de ser acompanhado, por mais que a família queira. A decisão precisa ser pessoal. Não trabalhamos a força, o que geralmente fazemos é uma visita solicitada pelos parentes com objetivo de sensibilizar esse indivíduo”, ressalta.
O CAPS AD fica localizado na rua Paris, 40, bairro Santa Mônica e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h. Para ser acompanhado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência, pois o serviço é exclusivo para aqueles que residem em Feira.
*Ascom