Vereador propõe comissão contra renovação do DNIT com a ViaBahia
Vamos iniciar um movimento para que a concessão não seja renovada. Esta empresa só causa prejuízo aos seus usuários”, disse ele, em pronunciamento na Tribuna Maria Quitéria.
Uma comissão de vereadores feirenses deverá ser formada para uma visita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Autor da proposta, feita esta semana no plenário da Câmara, o vereador Marcos Lima (União Brasil) diz que o objetivo é alertar o órgão contra uma possível renovação do contrato da ViaBahia, na gestão das BRs 324 (Feira-Salvador) e 116 sul. Ele está preocupado com a possibilidade de a concessionária permanecer por mais de 10 anos administrando estas rodovias. “Vamos iniciar um movimento para que a concessão não seja renovada. Esta empresa só causa prejuízo aos seus usuários”, disse ele, em pronunciamento na Tribuna Maria Quitéria.
O parlamentar observa que o deputado federal Gabriel Nunes (PSD), “que teve votos em Feira de Santana na última eleição”, também deverá fazer parte da comitiva de vereadores até a sede do DNIT em Brasília. Ele criticou outro deputado federal, Zé Neto (PT), principal representante de Feira de Santana e região no Congresso, por supostamente estar “apoiando isso (a renovação da concessão para a ViaBahia)”.
O recente aumento do valor do pedágio nas rodovias BR 324 e 116 sul é alvo de protesto por parte do vereador. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aumentou a tarifa básica para veículos de passeio para R$ 5,90, na BR 116, e R$ 3,30, na 324. “É um absurdo, que o motorista pague tão caro para transitar em vias de péssima qualidade, mal administradas e com um histórico de vários acidentes com vítimas fatais”, criticou Marcos Lima.
*Ascom