Insuficiência cardíaca: cardiologista explica condição que afeta o apresentador Fausto Silva
Condição atinge cerca de 2 milhões de pacientes no Brasil
O Hospital Albert Einstein anunciou no último domingo (20) que o apresentador Fausto Silva, de 73 anos, enfrenta a necessidade de se submeter a um transplante cardíaco. Ele já foi incluído na lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde.
Faustão encontra-se hospitalizado desde o dia 5 de agosto, recebendo cuidados para tratar sua insuficiência cardíaca. Conforme explica o cardiologista Israel Reis, a condição ocorre quando o órgão não consegue mais cumprir sua função, que é de bombear, distribuindo sangue para todo corpo.
“ Quando a bomba cardíaca perde força, que pode acontecer por diversos fatores, como a doença de Chagas e doenças hipertensivas, acumula-se sangue no pulmão, nas pernas e o paciente passa a ter edema nos membros inferiores, e não consegue fazer esforços”, informa o cardiologista Israel Reis em entrevista ao De Olho na Cidade.
Segundo dados da National Institutes of Health, a insuficiência cardíaca tem prevalência em aproximadamente 2 milhões de pacientes no território brasileiro, e sua incidência é de aproximadamente 240.000 novos casos por ano.
No Brasil, todos os transplantes de órgãos respeitam o Sistema Nacional de Transplantes(SNT), sejam eles custeados pelo SUS, por planos de saúde ou pagos pelo paciente.