UEFS apoia iniciativa sustentável de moda circular
O projeto trabalha com a coleta e preparação para a reutilização de roupas, prolongando a vida dos têxteis
Aplicar o desenvolvimento sustentável através do aproveitamento do produto têxtil criando alternativas e lógicas produtivas sustentáveis é o objetivo do Projeto “Repense Reuse”, da ONG Humana Brasil. Esta iniciativa chegou à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) através de uma parceria que resultou na instalação de contêineres de coleta de têxteis no prédio da Reitoria, Biblioteca Central e Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
Estudantes, servidores, trabalhadores terceirizados e visitantes poderão contribuir com a ação, doando roupas, calçados e acessórios, adulto e infantil. O projeto trabalha com a coleta e preparação para a reutilização de roupas, prolongando a vida dos têxteis. Os itens doados, após um processo de curadoria, são comercializados por lojas físicas (SecondHand), prática que gera postos de trabalho permanentes e garante o desenvolvimento dos projetos sociais e comunitários da Humana Brasil.
A gerente de implementação de Projeto da Humana Brasil, Claudia Andrade, esteve na Uefs e falou sobre a expectativa em relação a esta parceria. “Trabalhar com comunidades acadêmicas é uma das categorias que nós escolhemos para difundir o projeto, porque a gente trabalha defendendo o meio ambiente e isso tem tudo a ver com o contexto de universidade que propaga isso internamente. Nossa expectativa é interagir com o público daqui para que ele nos agregue também em nível de conhecimento”, explicou.
Para a reitora da Uefs, professora Amali Mussi, poder colaborar com um projeto que tem princípios tão valiosos é uma honra. “Temos aqui muitos projetos e pesquisadores engajados com a preservação do meio ambiente e esta parceria só reafirma o nosso compromisso com esta causa. Pedimos que nossa comunidade universitária conheça os projetos da Humana Brasil e colaborem muito com a iniciativa Repense Reuse”, disse.
*UEFS.BR