MP promove curso de enfrentamento a violência contra mulher em Feira de Santana
Objetivo é capacitar profissionais para conhecer a dinâmica da violência contra a mulher
Um curso de formação sobre o enfrentamento a violência contra a mulher está sendo realizado pelo Núcleo de Enfrentamento as violências de gênero e em defesa dos direitos das mulheres (Nevid) do Ministério Público (MP), em Feira de Santana. A capacitação é destinada a todos os profissionais que compõe a rede de combate à violência.
Ao De Olho na Cidade, a promotora de Justiça, Dra. Sara Gama, explicou que o objetivo é capacitar as pessoas para conhecer a dinâmica da violência contra a mulher e dessa forma ajudar as autoridades no momento em que elas passam a ser parceiras nas denúncias.
“Conhecendo as estratégias da violência, essas pessoas irão de alguma forma multiplicar esses conhecimentos e fazer com que toda a sociedade acabe aderindo à ideia da não violência contra a mulher, trabalhando em parceria, porque somente dessa forma nós vamos poder combater essa mácula que a nossa sociedade ostenta”, explica a promotora, que também é coordenadora do Nevid.
Durante o curso, os participantes conhecerão a cartilha, que foi ofertada pelo Ministério Público da Bahia, através dos promotores de justiça de Feira de Santana, que mostra toda a dinâmica da violência e suas as fases. Ainda, a capacitação pode ocorrer novamente.
Nós temos três meses que são emblemáticos no combate à violência contra a mulher. O março, em razão do Dia Internacional da Mulher. O agosto, no chamado Agosto Lilás, que é um momento de conscientização das pessoas a respeito da violência. E o novembro, onde tem os 21 dias de ativismo, para sempre chamar a atenção. Então, é uma ideia de se propagar essas capacitações, pelo menos durante esses períodos”, enfatizou.
Além dos profissionais que atuam diretamente no combate a violência, a formação também é destinada a aqueles que fazem parte da rede, mas às vezes não estão diretamente relacionados, por exemplo, agentes de saúde e agentes de endemia, que também podem ser parceiros no combate.
*com informações do repórter Danillo Freitas