Casa para vida toda: a busca de uma linguagem atemporal na arquitetura
Com a tendência da sustentabilidade, o estilo atemporal vem cada vez mais forte, pois assim os projetos não necessitam ser totalmente renovados a cada mudança de década
A cada ano, novas tendências de arquitetura e decoração são lançadas. Com a tendência da sustentabilidade, o estilo atemporal vem cada vez mais forte, pois assim os projetos não necessitam ser totalmente renovados a cada mudança de década.
De acordo com o arquiteto Thiago Moreira, da Moreirandrade Arquitetos, ao fazer seleções apropriadas, uma decoração atemporal tem a capacidade de manter sua elegância e sofisticação ao longo das décadas. Isso não implica na necessidade de evitar tendências por completo, mas sim direcionar investimentos para peças com durabilidade assegurada.
“Uma boa arquitetura precisa ser flexível, precisa ser híbrida, eu não sou o mesmo cara de um ano atrás. Eu preciso que o espaço tenha a capacidade de se adaptar comigo, a arquitetura não pode ser engessada em um único estilo. Temos que pensar em algo que daqui a 20, 15 anos ainda seja viva, o sofá pode mudar, mas a casa continuará atual, por ter sido construída de forma atemporal”, destaca.
A arquiteta, Raphaela Andrade, destacou que a utilização de materiais naturais como pedras e madeira, trazem conforto e bem estar.
“Todo mundo fala da psicologia das cores, mas não necessariamente estamos falando de cor, mas sim da sensação, do bem estar. Então materiais naturais pedras, madeira, uma boa ventilação, espaço amplo, itens que vão além de detalhes de decoração, trazem conforto, logo tem uma boa durabilidade”, ressalta