Educação

Estudantes de escola municipal têm a capoeira inserida no quadro curricular

Luta ajuda a liberar o estresse e é um instrumento potente de formação

04/08/2023 07h23
Estudantes de escola municipal têm a capoeira inserida no quadro curricular
Foto: Sara Silva

Desenvolvimento muscular, condicionamento físico e flexibilidade corporal são alguns benefícios oferecidos pela prática da capoeira, expressão cultural afro-brasileira também considerada esporte. Além do saldo positivo com o corpo, a luta ainda ajuda a liberar o estresse e é um instrumento potente de formação cidadã.

Pensando nisso, o professor de educação física, Wilker Amorim, incluiu a capoeira nas atividades dos alunos da Escola Municipal Dr. Clovis Ramos Lima.

“Os alunos vivenciando a capoeira podem despertar interesse não só por essa modalidade, mas pela prática de exercícios físicos. Além disso, considerei também que seria a oportunidade de resgatar um pouco da nossa cultura e da história do nosso país e desmistificar a ideia da educação física como prática de esporte apenas”, explicou o professor.

A metodologia de ensino foi dividida em três etapas: conceitual, experimental e atitudinal. Na primeira os alunos tiveram as aulas teóricas, trabalhando temas como a origem da capoeira. A segunda parte foi prática com uma oficina da luta ministrada por um mestre capoeirista e, por fim, será exibido o filme Besouro para que haja um debate em sala de aula.

Para Carlos Luiz dos Santos, capoeirista convidado para ministrar aula prática, o principal objetivo da capoeira é servir de ferramenta social, ocupando as horas vagas de jovens e adultos. “Eu fui um jovem resgatado pela capoeira, se não fosse isso, teria percorrido caminhos errados, por isso tenho como missão levar a capoeira para o máximo de pessoas possível, pra que todos tenham suas vidas transformadas”, contou.

“Eu aprendi que a capoeira é uma dança também, que veio pelos escravos da África e que faz bem para corpo. Hoje eu aprendi um monte de golpes e consegui alongar meu corpo”, disse Isaac da Silva aluno da 6° anos logo após participar da oficina de capoeira, ministrada na quadra poliesportiva da escola.

De acordo com a secretária de Educação Anaci Paim, a capoeira, como ferramenta de apoio pedagógico, proporciona evolução cognitiva. “Fazendo com que os alunos fiquem mais confiantes, criativos e dispostos, além de ser instrumento de inclusão social”.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Educação
Inscrições para 1.180 vagas em cursos do Pronatec têm início nesta quinta-feira (12)

Inscrições para 1.180 vagas em cursos do Pronatec têm início nesta quinta-feira (12)

No total, para o segundo semestre de 2024, serão ofertadas 1.180 novas vagas, distribuídas...
Educação
Investimento em educação pública cai no Brasil entre 2015 e 2021
Educação
Docentes das Universidades Estaduais da Bahia paralisam atividades em protesto por reajuste salarial

Docentes das Universidades Estaduais da Bahia paralisam atividades em protesto por reajuste salarial

Já está também previsto no calendário de mobilização do movimento docente a realização...