Economia

Exportações baianas fecham primeiro semestre com queda de 26,8%

O volume embarcado também perdeu força e recuou 11,4%

12/07/2023 08h34
Exportações baianas fecham primeiro semestre com queda de 26,8%
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

De acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), marcada por queda de preços e redução da demanda global, as exportações baianas fecharam o primeiro semestre com queda de 26,8% a US$ 5 bilhões aproximadamente.

O volume embarcado também perdeu força e recuou 11,4%, todos no comparativo interanual. As informações foram divulgadas pela SEI nesta terça-feira (11) a partir da base de dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Ainda de acordo com a autarquia, nas exportações os preços caíram em média 17,4% no primeiro semestre, reflexo do ambiente global de desaceleração da economia e aperto monetário em vários mercados.

Em junho, as exportações baianas registraram US$ 745,2 milhões, abaixo 47,2% de igual mês do ano passado. Segundo a SEI, o panorama também não é tão favorável no segundo semestre deste ano. Os embarques agrícolas, principalmente de soja em grãos, se concentram na primeira metade do ano. Além do fator sazonal, há o conjuntural. Os principais parceiros comerciais dão sinais de redução em suas atividades econômicas e, portanto, menor propensão às compras.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Economia
Petrobras anuncia retorno à distribuição de gás de cozinha

Petrobras anuncia retorno à distribuição de gás de cozinha

Decisão foi aprovada pelo Conselho de Administração da estatal e divulgada na noite...
Economia
Lula elogia Pix e sugere que Trump adote sistema nos EUA

Lula elogia Pix e sugere que Trump adote sistema nos EUA

Petista exaltou o sistema de pagamentos brasileiro e sugeriu que o republicano conheça...
Economia
Tesouro dos EUA procura ministro Fernando Haddad para tratar do tarifaço

Tesouro dos EUA procura ministro Fernando Haddad para tratar do tarifaço

"Haverá agora uma rodada de negociações e vamos levar às autoridades americanas nosso...