Em festival internacional, Lula afirma que países ricos devem financiar preservação de florestas
O evento ocorreu nesta quinta-feira (22) no Campo de Marte, área verde próxima ao ponto turístico mais simbólico da capital francesa, a Torre Eiffel
Após desembarcar em Paris nesta quinta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou no evento beneficente Power Our Planet, que ocorreu no Campo de Marte, área verde próxima ao ponto turístico mais simbólico da capital francesa, a Torre Eiffel. O convite ao mandatário foi feito por Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.
Em seu pronunciamento, Lula reafirmou o compromisso de zerar todo o desmatamento na Amazônia até 2030. O mandatário também assegurou que se esforçará para “manter a floresta em pé, já que a Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo ela pertence a toda a humanidade”.
Além disso, o petista falou sobre como países ricos possuem uma “dívida histórica com o planeta Terra” e como devem auxiliar no processo de restauração da natureza financiando a preservação de florestas. Ao final do discurso, Lula discursou sobre a COP 30 (Conferência do Clima das Nações Unidas) e convidou a plateia a conhecer de perto o território brasileiro, que será sede da próxima edição do evento.
“Queria terminar convidando vocês – que ouvem falar da Amazônia todo o dia, que acham que a Amazônia é o pulmão do mundo – para comparecer ao Brasil. Em 2025, iremos fazer a COP 30 num estado da Amazônia para que todos vocês tenham a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema, a riqueza da biodiversidade, a riqueza dos nossos rios”, concluiu.
*Metro 1