GSI quebra sigilo e passa a revelar visitantes recebidos por Lula no Alvorada
Ao todo, 201 registros de visitantes foram feitos entre janeiro e 3 de maio deste ano
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) implementou uma nova medida de transparência em relação às visitas realizadas para compromissos oficiais nos palácios da Alvorada e do Jaburu. O órgão decidiu liberar, nesta quarta-feira (14), uma lista com registros dos visitantes nas residências oficiais durante os últimos meses.
A planilha divulgada pelo GSI, devido a um pedido do jornal Folha de S.Paulo feito através da Lei de Acesso à Informação (LAI, compilou as visitas por nomes, cargos, datas e horários dos encontros oficiais. Já as visitas pessoais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permaneceram em sigilo, como forma de preservar a privacidade do mandatário.
Ao todo, desde janeiro até 3 de maio, foram registrados 201 visitantes para compromissos oficiais no Alvorada. Durante este mesmo período, no Jaburu, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) recebeu somente duas visitas: o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), e o deputado André Figueiredo (DPT).
As informações de visitantes começaram a ser registradas no dia 17 de fevereiro. No entanto, em março, a gestão federal havia anunciado que os registros não seriam divulgados até o final do mandato de Lula. Decisão que foi reconsiderada e descartada nesta quarta.
*Metro 1