A importância da comunicação para qualidade do relacionamento entre o casal
A boa comunicação é uma atitude importante em todos os relacionamentos, e é parte essencial de qualquer parceria saudável
A boa comunicação é uma atitude importante em todos os relacionamentos, e é parte essencial de qualquer parceria saudável. Por isso, enquanto casal, esse ponto deve ser frequentemente trabalhado na relação a dois. Esse foi o tema discutido na roda de conversa do Jornal do Meio Dia (Princesa FM), nesta segunda-feira(12), Dia dos Namorados.
Ariston Teles, compartilhou sua experiência de namoro de 13 anos com Flávia Carvalho e destacou que não existe uma fórmula única para todos casais, mas que é fundamental uma boa comunicação. “Você conhecer a pessoa que vai dividir a sua vida, suas afinidades, às vezes vão ter pontos que destoam, mas saber como lidar com isso faz toda a diferença. Nós namoramos por 13 anos, mas não é como uma receita de bolo, o importante é você conhecer a outra pessoa, se sentir bem na relação e estar seguro para dar o próximo passo, que pode acontecer em anos ou meses, é relativo”.
“Conhecer os valores e ter solidez é de extrema importância em uma relação, alguns casais se permitem levar, temos muitos interesses em comum, mas somos muito diferentes, perfis e personalidade. O tempo trouxe muita maturidade para ambos, e assim podermos lidar com nossas diferenças, é um aprendizado”, acrescenta Flávia Carvalho.
De acordo com o psicólogo terapeuta de casais, Ney Moreira, o desafio atual enfrentado pelos casais é perceber as diferenças e, ao mesmo tempo, encontrar afinidades.
“O grande desafio dos casais na atualidade se perceberem como diferentes mas se encontrarem nas afinidades. Relacionamento é uma construção, é feito através de etapas, muitas vezes queremos o resultado ao invés do processo. O processo de um relacionamento, seja ele de namoro, noivado ou casamento, precisa ser um processo de aprendizagem constante”, aconselha.
A sexóloga fisioterapeuta pélvica, Paula Milena, também contribuiu para a discussão, abordando a importância da sexualidade no contexto dos relacionamentos.
“Com todos os casais, os que começaram com uma paixão fulminante e aqueles que construíram o amor durante o relacionamento, o sexo como todas as outras coisas da relação vai ter altos e baixos, já que a sexualidade está muito ligada ao individual. E eu costumo falar que sexo é uma construção, o ideal é o casal construir uma química sexual para ele ser constante dentro da realidade dos dois, seria uma grande mentira dizer que você com 30, 40, 50 anos e vai continuar sendo do mesmo jeito que era no começo”, informa.