Bahia enfrenta o Grêmio para chegar às semis da Copa do Brasil
Este será o quinto encontro das equipes no torneio mata-mata; time gaúcho eliminou o Esquadrão em todos os duelos anteriores
O Bahia vai reencontrar um rival indigesto na Copa do Brasil. O sorteio das quartas de final do torneio mata-mata colocou o Grêmio no caminho do Tricolor baiano pela quinta vez e as memórias não são nada boas. O Esquadrão foi eliminado pelos gaúchos em todas as disputas anteriores.
Três das quatro vezes em que Bahia e Grêmio duelaram na Copa do Brasil foram nas quartas de final: 1989, 2012 e 2019. Em 2005, a equipe sulista levou a melhor ainda na primeira fase. No total, foram oito jogos, com ampla vantagem do Grêmio: seis vitórias contra apenas uma do Esquadrão, além de um empate.
No encontro mais recente com a equipe gaúcha pelo mata-mata nacional, o Esquadrão conseguiu o empate em 1 x 1, fora de casa, e levou a decisão para a Fonte Nova. Na ocasião, a Arena teve recorde de público, com 46.341 pagantes – número superado apenas no ano passado. No entanto, o Bahia foi derrotado por 1 x 0 e deu adeus à competição.
Classificação inédita
Além de encarar o tabu de nunca ter passado pelo Grêmio na Copa do Brasil, o Bahia terá a missão de se classificar para as semifinais do torneio pela primeira vez na história do clube. Esta vai ser a oitava vez que o Esquadrão vai disputar as quartas de final.
Apesar da má fase na Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia está invicto na atual edição da competição mata-mata, com quatro triunfos e dois empates em seis jogos. Nas oitavas, o Tricolor eliminou o Santos nos pênaltis na Fonte Nova. Os confrontos de ida e volta ficaram no 0 x 0 e no 1 x 1, respectivamente.
O lateral Cicinho comentou o assunto em entrevista coletiva na terça-feira (6). Para o jogador, a equipe tem mostrado boas atuações, principalmente fora de casa, e precisa manter o ritmo. “Temos que estar bem focados, como estamos fazendo, para conseguir passar dessa fase, que é inedita para o Bahia”, disse.
Nas quartas, Bahia e Grêmio se reencontram em duelos marcados para as semanas de 5 e 12 de julho. Na partida de ida, o Tricolor baiano será o mandante, já os gaúchos decidem em casa no confronto de volta.
Em caso de empate na soma dos placares dos dois jogos, a decisão será nos pênaltis. Os gols marcados fora de casa não serão usados como critério de desempate.
*Metro 1