Feira de Santana

Especialistas avaliam medidas que visam reduzir preço do carro popular

Medida foi anunciada pelo presidente na última quinta-feira (25)

31/05/2023 12h42
Especialistas avaliam medidas que visam reduzir preço do carro popular
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na última quinta-feira (25) algumas medidas para facilitar o acesso da população a carros populares. As implementações poderão diminuir o custo dos veículos com valor de até R$120.000. Desde seu anúncio, as medida tem sido avaliada por especialistas em economia e concessionárias.

Para o diretor de concessionária de veículos, Carlos Henrique, a redução de impostos é o aspecto mais relevante a ser considerado nessa iniciativa. Um estudo realizado pelo Ministério da Fazenda busca a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), os quais são contribuições pagas pela indústria para sustentar a previdência social.

De acordo com Carlos Henrique, a redução poderá variar de 1,5% a 10,96% do valor total do veículo, dependendo do grau de nacionalização e dos índices de emissão de poluentes do automóvel. Quanto maior a nacionalização e menor a emissão de poluentes, maior será o desconto oferecido. Além disso, a questão social também é considerada, já que veículos mais acessíveis terão maiores chances de receber descontos, facilitando o acesso dos consumidores a opções mais econômicas. O diretor ressalta que tais medidas terão um impacto direto no mercado de veículos seminovos.

Ademais, segundo Carlos Henrique, a produção industrial ainda está em processo de retomada, havendo escassez de insumos, principalmente de componentes eletrônicos. Ele ressalta que o planejamento da indústria automotiva é feito a longo prazo, com contratos fechados com fornecedores com até dois anos de antecedência. Por essa razão, é fundamental que as medidas governamentais tenham uma validade mínima de um ano, permitindo que os consumidores planejem suas compras e que a indústria ajuste sua produção de acordo com a demanda.

Contudo, na avaliação do economista Francisco Queiroz, as recentes ações do governo Lula para reduzir o custo dos veículos têm um viés predominantemente midiático e político, visando acenar para a classe média, que teve baixa votação no governo anterior e tem maior afinidade com o bolsonarismo. Além disso, o presidente busca melhorar a avaliação de sua gestão e estabelecer uma relação favorável com as montadoras de automóveis, dado seu histórico e origem no ABC Paulista.

Na visão do economista, medidas mais efetivas seriam a redução das taxas de juros, que estão atualmente em patamares elevados, e o estabelecimento de uma linha de crédito especial para facilitar a aquisição de veículos a preços mais acessíveis. Além disso, seria fundamental atrair investimentos para o setor automobilístico no Brasil, incentivando a vinda de novas montadoras e construtoras. Infelizmente, Queiroz acredita que tais medidas não estão sendo implementadas pelo governo Lula no momento adequado, pois existem outras prioridades a serem consideradas.

Embora algumas críticas sejam direcionadas ao governo Lula, o economista ressalta a importância de avaliar as ações realizadas em comparação ao governo anterior. Apesar de ainda insuficientes, as medidas econômicas do atual governo representam uma diferenciação em relação ao passado, quando não havia uma atuação governamental efetiva nesse sentido.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Detran-Ba realiza fiscalização em endereço irregular de pátio para guarda de veículos em Feira de Santana

Detran-Ba realiza fiscalização em endereço irregular de pátio para guarda de veículos em Feira de Santana

Após denúncias, a equipe de fiscalização constatou que a empresa fez o deslocamento...
Feira de Santana
Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Decreto autoriza envio de carros-pipa para atender as áreas que não têm acesso à água...
Feira de Santana
Prefeitura realiza 31 exames para diagnóstico do HTLV no Mercado de Arte Popular

Prefeitura realiza 31 exames para diagnóstico do HTLV no Mercado de Arte Popular

A ação visa a busca ativa, a conscientização e prevenção da doença, visando ampliar...