Secretaria de Políticas para Mulheres deve apoiar Caminhada contra violência feminina
A proposta está inserida através de emenda do vereador Lulinha (UB) ao projeto de lei que incluiu a iniciativa no Calendário Oficial de Eventos do Município, de autoria do vereador Professor Ivamberg (PT)
Realizada no último domingo de março, a Caminhada em Combate a Violência contra a Mulher deve passar a receber apoio da Prefeitura em sua organização. A proposta está inserida através de emenda do vereador Lulinha (UB) ao projeto de lei que incluiu a iniciativa no Calendário Oficial de Eventos do Município, de autoria do vereador Professor Ivamberg (PT). A matéria foi aprovada hoje (30) na Câmara em segunda votação. Conforme a emenda, a Secretaria de Políticas para as Mulheres será o órgão da Administração Municipal responsável por dar “total apoio” à organização da caminhada – realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, OAB Mulher, movimentos sociais e entidades não-governamentais.
Em sua justificativa à proposta, Ivamberg lembra da importância da luta pela redução da violência à mulher no Brasil, país que ocupa a 5ª posição no ranking de assassinato de pessoas do sexo feminino e onde mais de 40% delas já sofreram violência doméstica. O vereador defende que não se foque apenas na punição ao agressor, mas em esforços para ampliar a rede de proteção à mulher e promover uma mudança cultural. “É de suma importância que o Município tenha um evento, especialmente destinado à conscientização e ao combate ao feminicídio. Por isso, propomos a inclusão da caminhada no calendário a fim de que se promovam ações educativas e preventivas sobre o tema”, afirma.
*Ascom CMFS