Fundação Hospitalar impulsiona ações sustentáveis através do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O foco está na redução do impacto da produção e consumo de materiais recicláveis
Para impulsionar o desenvolvimento sustentável, a Fundação Hospitalar está realizando várias ações do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, em Feira de Santana. Nesta terça (16) e quarta-feira (17), o foco está na redução do impacto da produção e consumo de materiais recicláveis.
No primeiro quadrimestre de 2023, foram implementadas ações como coleta e reciclagem de lixo, papel, papelão, plástico e copos descartáveis, gerados por funcionários de todos os setores das unidades hospitalares. Além disso, foram distribuídas garrafas de água (squeeze) como alternativa aos copos descartáveis, oficinas de artesanato e materiais recicláveis foram realizadas com colaboradores e mães da Casa da Puérpera, e arrecadação de alimentos para doação na Associação de Apoio à Pessoas com Câncer (AAPC).
Juvaneide Souza do Nascimento, presidente da Comissão do PGRS, destaca a criação de um espaço de convivência para os funcionários e colaboradores do Hospital da Mulher como uma decisão acertada da Fundação Hospitalar, promovendo momentos de descanso e lazer durante os intervalos de trabalho. Segundo ela, “o espaço de lazer minimiza conflitos e motiva para as atividades laborais, gerando melhorias no atendimento humanizado e fortalecendo os vínculos afetivos entre os colegas de trabalho.”
Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, enfatiza a importância das campanhas educativas, afirmando que estas servem para conscientizar a população sobre a necessidade de reduzir os impactos ambientais por meio de uma gestão completa de resíduos. A Fundação Hospitalar realiza treinamentos e capacitações com os funcionários visando à diminuição da produção de resíduos, ressaltando sua responsabilidade coletiva.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico que qualifica e quantifica cada tipo de resíduo gerado, estabelecendo as operações corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final dos resíduos. Ele garante um gerenciamento adequado e consciente dos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
*Secom PMFS