Especialista pontua como dificuldades podem se tornar oportunidades de negócios
A chave para lidar com situações desconcertantes é desenvolver resiliência e inteligência emocional.
Inovação e criatividade caminham juntas dentro do empreendedorismo, além de visão de negócios para lidar com crises e imprevistos. Para o empreendedor Thiago Mota, entrar para o empreendedorismo implica em trabalhar a capacidade de transformar problemas em boas oportunidades.
A pandemia trouxe à tona a necessidade de sair da zona de conforto e pensar em novas alternativas para superar um momento de crise.
“É aquela velha história, ‘é como andar de bicicleta, se parar, você cai’. Tem que se antecipar, está preparado, buscando novas alternativas e diversificar os seus negócios”, diz o empresário em entrevista ao De Olho na Cidade.
Em 5 anos de atuação no mercado, a empresa de Thiago já precisou enfrentar diversos desafios, como a perda de um contrato grande e, na época, o único que tinha. Outro desafio, foi iniciar o processo de injeção de peças plásticas, dentro do ramo de construção.
“Nesse primeiro momento é muito difícil colocar um produto novo e de uma marca nova no mercado. Apesar de serem produtos bem comuns no ramo da construção civil, tivemos o desafio de consolidar o nosso negócio em cidades próximas, como Conceição do Jacuípe, que já estamos instalados”, relata.
A empresa de Thiago, então, abriu uma loja na cidade de Conceição do Jacuípe, com a meta de vender somente fabricados no estado baiano.
O FOCO É A SOLUÇÃO
Ao se deparar com desafios, é comum que o empreendedor fique ansioso e preocupado com os problemas, mas, esse tipo de pensamento é improdutivo. Não há como evitar se sentir preocupado, contudo, focar apenas na dificuldade pode impedir a criatividade para criar uma boa solução.
Quando os desafios surgirem, o empreendedor deve se perguntar “O que posso fazer para solucionar esse problema?”. Nesse sentido, o indivíduo pode analisar como surgiu o problema. Tendo em mente as origens da problemática, o proprietário pode analisar a melhor forma de chegar a uma boa conclusão, evitando que o impasse retorne.
A chave para lidar com situações desconcertantes é desenvolver resiliência e inteligência emocional.