Design biofílico: Modalidade promove bem-estar através de contato com a natureza
O design Biofílico possui uma característica diferente, ele busca trazer a natureza para o dia a dia de ambientes residenciais e corporativos.
O Design Biofílico possui uma característica diferente, ele busca trazer a natureza para o dia a dia de ambientes residenciais e corporativos, visando proporcionar benefícios para a qualidade de vida das pessoas.
De acordo com a Arquiteta Thaylla Andrade, as pessoas mesmo sem ouvir falar nesse termo, de forma instintiva tem preferência por descansar em locais ligados a natureza: “Quando a gente fala sobre o design biofílico, falamos sobre amor a vida e conexão com a natureza, eu tenho certeza que a maioria das pessoas já ouviu falar sobre, mas não associa ao termo. Se eu perguntar a qualquer um onde seria o espaço de relaxamento após uma semana exaustiva de trabalho, com certeza vão me responder que é em contato com a natureza. Seja de frente para o mar, vendo o pôr do sol ou ouvindo o canto dos pássaros e isso acaba sendo instintivo”, afirma.
O Design Biofílico no mundo corporativo:
De acordo com Thaylla, uma tendência nas grandes corporativas é o uso de espaços de descompressão, um local lúdico e que possui contato com a natureza, com o intuito de gerar bem estar para os funcionários.
“Podemos fazer o uso não só em ambientes residenciais, como também em ambientes coorporativos. Grandes empresas estão aderindo espaços de descompressão, que são ambientes onde os funcionários podem fazer uma pequena pausa, para poder relaxar um pouquinho, esses espaços são lúdicos, geralmente são espaços descontraídos e principalmente em contato com a natureza, pois nesse momento de pausa o funcionário tem a possibilidade de estimular a produtividade, a criatividade e aliviar o estresse”, explica Thaylla.
O Design Biofílico em residências:
Segundo a arquiteta, é comum associarem a natureza apenas a jardins, porém, existem outros elementos naturais que podem implementar o ambiente residencial.
“Hoje, se você quer ter um jardim em casa, demanda manutenção e tempo, e isso se torna caro, então a gente pode agregar elementos naturais, como pedras, e materiais de madeira. Até na própria paleta de cores, podemos trabalhar com o azul, verde e tons terrosos, que são cores que remetem a natureza, e também podemos utilizar o jardim vertical, com horta. Outra dica é utilizar as formas orgânicas, até porque quando a gente está em contato com a natureza não vemos linhas retas o tempo todo. Além disso, vasos de plantas podem ser adicionados nos ambientes”, aponta.