Documento que prevê investimentos de R$ 12 bilhões para produção de diesel verde na Bahia é assinado em Abu Dhabi
Ao longo do projeto, que prevê investimentos nos próximos dez anos, expectativa do governo do estado é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano.
Um plano de investimentos com memorando de entendimentos entre o Governo da Bahia e a empresa Acelen foi assinado neste sábado (15), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Ao longo do projeto, que prevê investimentos de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos, a expectativa é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano.
O documento foi assinado pelo pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues(PT), e Khaldoon Al Mubarak, CEO do Mubadala Investment Company. A formalização do compromisso aconteceu na mesma cerimônia de encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente do país, Mohammed bin Zayed al Nahyan.
“A Bahia também vai ter um compromisso de incentivos fiscais e de investimento em infraestrutura e logística. Estamos felizes em darmos mais esse passo para seguir com o desenvolvimento do estado. O memorando visa ainda geração de emprego e cuidado com o meio ambiente”, disse o governador Jerônimo.
O Governo da Bahia informou que tem a perspectiva de que o estado se torne, nos próximos anos, o maior exportador mundial do chamado “diesel verde” ou HVO (Hydrotreated Vegetable Oil).
Com a iniciativa, existe a previsão do governo, que a empresa vire um dos líderes mundiais neste segmento a partir de culturas agrícolas de alta energia, desde o plantio das sementes até a produção dos combustíveis renováveis.
A principal aposta será em diesel renovável e querosene de aviação sustentável, produzidos por meio do hidrotratamento de óleos vegetais e gordura animal. A previsão é que a empresa inicie a produção no primeiro trimestre de 2026.