Bahia

Inspeção do Trabalho na Bahia vê risco grave e interdita trabalho em altura na ACELEN

ntegrantes da Auditoria-Fiscal do Trabalho de diferentes localidades do país estiveram, entre os dias 20 a 23 de março, em ação fiscal na Acelen.

13/04/2023 09h53
Inspeção do Trabalho na Bahia vê risco grave e interdita trabalho em altura na ACELEN
Foto: Reprodução Acelen

A fiscalização, proveniente de denúncias feitas pelo Sindipetro Bahia, entre outros motivos, está em curso e tem como propósito verificar, no local, as condições de saúde e segurança dos empregados e prestadores de serviço, avaliando também a recente transição ocorrida de Refinaria Landulpho Alves, Petrobrás, para Refinaria Mataripe, agora sob gestão da Acelen. A fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) ocorre em parceria com o Ministério Público do Trabalho, que acompanhou as inspeções iniciais.

A partir da inspeção do estabelecimento, depoimento dos trabalhadores e análise de documentos, em conferência com as normas vigentes, foi identificada situação de risco grave relacionado ao Trabalho em Altura na Refinaria Mataripe. Assim, foi interditado o trabalho em altura, com risco de queda maior que dois metros, dos acessos utilizando escada tipo marinheiro e na montagem e uso, como plataforma de trabalho, de andaimes tubulares metálicos, que não contavam com um sistema de proteção individual contra quedas adequado, nos termos da legislação pertinente.

A interdição do trabalho em altura, delimitada às escadas tipo marinheiro e à montagem e uso das plataformas de trabalho nos moldes mencionados acima, não deve impactar o recebimento de salário por parte dos empregados e terceiros, cabendo à empresa regularizar a situação, de forma a mitigar o risco, e apresentar solicitação de levantamento de interdição à Auditoria-Fiscal do Trabalho.

Acidente com queimaduras e igualdade de tratamento entre terceiros e próprios também estão sendo investigados

Também é objeto da ação fiscal a investigação de um acidente ocorrido na Unidade de Águas e Efluentes, em que um vazamento de hipoclorito de sódio a 12% de concentração atingiu os membros superiores de um empregado, provocando queimaduras de segundo grau.

Ademais, aspectos relacionados a gestão de segurança e saúde dos trabalhadores, incluindo a necessidade de tratamento igualitário entre os empregados da Acelen e os das terceirizadas, cuja população é cerca de três vezes maior que a dos empregados diretos, estão sendo verificados pela equipe de fiscalização, conforme exige recente mudança da Norma Regulamentadora nº 01 e as melhores e mais atuais diretrizes de saúde e segurança praticadas no mundo.

A ação fiscal ainda se encontra em curso e estão sob análise da Auditoria-Fiscal do Trabalho diversos documentos relacionados à legislação trabalhista e a saúde e segurança do trabalho, tais como jornada, Programa de Gestão de Riscos Ocupacionais, informações acerca da exposição das pessoas ao BENZENO, procedimentos relativos a espaço confinado, treinamentos, inclusive relacionados aos riscos químicos, avaliação de riscos, bem como as eventuais medidas de controle relacionadas ao trabalho executado pelos empregados e terceirizados.

Para denúncias, acessem: https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/ e MTE – SAA (marcação do PLANTÃO DE ORIENTAÇÃO TRABALHISTA).

Comentários

Leia também

Bahia
PRF registra aumento de 133% em acidentes graves com ônibus na Bahia

PRF registra aumento de 133% em acidentes graves com ônibus na Bahia

Corporação intensifica ações de prevenção à acidentes neste mês de maio
Bahia
Médicos são investigados em operação da PF contra quadrilha de fraudes no INSS em municípios baianos

Médicos são investigados em operação da PF contra quadrilha de fraudes no INSS em municípios baianos

Mais de 100 casos fraudulentos foram identificados; O prejuízo causado ao órgão de benefícios...
Bahia
Bahia é o estado brasileiro mais contemplados com obras do Novo PAC

Bahia é o estado brasileiro mais contemplados com obras do Novo PAC

A Bahia também lidera entre os estados com maior número de empreendimentos previstos...