Cirurgia plástica pós-gravidez: Saiba quais são os cuidados necessários
Todo as etapas do procedimento devem ser avaliadas por um profissional
É comum mulheres se sentirem desconfortáveis com a aparência após o período de gravidez, devido às transformações corporais como ganho de peso, excesso de pele e flacidez, que leva a procura pela cirurgia plástica. Contudo, segundo o cirurgião plástico Dr. Bernardo Fontes, essa demanda deve ser trabalhada com cautela.
“Nesse momento a prioridade é o filho, então ela precisa acabar o processo de amamentação, recompor seu estado físico, ter uma programação, para que, enfim, ela possa se submeter a esse tipo de procedimento”, disse o cirurgião plástico em entrevista ao De Olho na Cidade.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomenda que as cirurgias plásticas pós-parto sejam realizadas um ano após o fim da amamentação. Apesar disso, é necessário pensar no contexto pessoal de cada mulher, se ela vai ter acompanhamento e poderá desfrutar bem do seu tempo de repouso.
Antes da realização de procedimentos plásticos, é importante a realização de avaliações físicas e psicológicas, para avaliar a expectativa perante os resultados e possíveis contraindicações.
“Se você pretende ter uma nova gestação em sequência, é melhor esperarmos, mas isso vai da prioridade de cada um. Não tem impedimento em, por exemplo, você operar sua mama e ter uma gestação, mas a sua programação é importante. No caso de fazer uma abdominoplastia, não é recomendo engravidar em seguida”.
A mamoplastia, abdominoplastia e lipoaspiração são alguns dos procedimentos mais procurados pelas mulheres pós-gestação
Para acompanhar mais conteúdos sobre cirurgia plástica e tirar dúvidas sobre o tema, acesse o instagram: @drbernardofontes.