Medicina regenerativa: conheça os benefícios e indicações
Espiritualidade também faz parte das avaliações
A medicina regenerativa é uma nova área de estudos da medicina que visa a regeneração ou substituição do tecido ou órgão lesado. Segundo o Dr. Fernando Rocha, essa modalidade atua em conjunto com a medicina integrativa.
“Para que haja regeneração, no nosso próprio organismo existem métodos de auto-regeneração, e para que isso possa acontecer, precisamos integrar o sistema. Precisamos saber como e onde vive esse paciente, como ele se alimenta, se dorme bem ou não, quais seus hábitos e vícios, porque isso vai repercutir, ou não na regeneração”, explica o doutor em entrevista ao De Olho na Cidade.
De acordo com o especialista, às vezes um resultado não é adequado pois o paciente, por exemplo, estava com algum processo inflamatório ativo ou possui deficiência hormonal. É preciso ter conhecimento do contexto do paciente, equilibrando os cuidados do corpo, mente e espírito.
“A maioria das doenças vem do estresse prolongado, que faz com que o corpo adoeça. Uma pessoa que sempre viveu sob estresse pode ter uma gastrite, infarto, acidente vascular cerebral. Então temos que estar cientes dessas coisas, pois a alma e o espírito conversam com nosso corpo”.
Espiritualidade é definida como a forma que os indivíduos buscam e expressam seu propósito de vida. Apesar de estarem relacionados, ter uma religião não é um critério para exercer a espiritualidade, uma vez que as práticas religiosas são um sistema organizado de dogmas e crenças.
A famosa “paz de espírito” é o que leva a saúde plena de um indivíduo.
No contexto da ortopedia, a medicina regenerativa é essencial para auxiliar a reestruturação de lesões do tecido muscular, problemas de hérnia de disco, bursites, lesões tendinosas, etc.
“A medicina regenerativa tem um arsenal de ferramentas importante onde nós, tanto com a tecnologia de ponta — com as ondas de choques, laseres de média e alta profundidade, etc —, que aceleram o processo de regeneração do tecido. Mas o principal fator regenerativo, são as nossas próprias células. Então, é possível usar as células do próprio paciene”.
O Instituto Orto-Rege, clínica do Dr. Fernando Rocha, se localiza na Rua Juracy Magalhães, em frente à antiga EArte. Mais informações pelo instagram: @institutoortoregen.