Câmara anuncia digitalização de processo administrativo
Medida pretende trazer diversos benefícios, como redução de custos e segurança
A Câmara Municipal de Feira de Santana anunciou a implantação do processo administrativo digital, visando agilidade do serviço e representa um grande avanço para o Legislativo. A mudança abrange todos os setores da estrutura administrativa.
“Essa medida representa um grande avanço para a transparência e a agilidade dos processos”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Eremita Mota (PSDB).
Conforme Eremita, a partir da digitalização e informatização, os documentos físicos deixam de ser utilizados e os processos serão totalmente eletrônicos, o que traz uma série de benefícios, como a redução de custos com impressões e transporte de documentos, a segurança no arquivamento dos documentos e a facilidade no acesso às informações, além das questões ambientais.
Segundo a subprocuradora Naskaavesks Teixeira, a implantação dessa ferramenta administrativa gera mudança na forma como a instituição gerencia seus processos internos. “A partir de agora, todas as demandas serão recebidas e processadas eletronicamente, o que agiliza o andamento dos processos e facilita o acesso às informações”, diz.
Com o novo sistema, qualquer cidadão pode acompanhar o andamento dos processos da instituição, bem como ter acesso aos documentos necessários para fiscalização e controle social.
Naskaavesks Teixeira acredita que a medida vai revolucionar a relação da Câmara com os servidores, que passarão a utilizar assinatura digital em todos os procedimentos, em tempo real e com destinatário certo, evitando a possibilidade de eventuais adulterações ou fraudes, bem como o desperdício de tempo e material. O cadastramento das assinaturas já está sendo feito pela Gerência de Informática e Tecnologia, responsável pela preparação para inserir os dados no sistema.
*ASCOM/CMFS