Economia

Obrigatoriedade de nota fiscal eletrônica para MEI fica para setembro

O objetivo é uniformizar o modelo do documento fiscal para dar mais segurança jurídica ao contribuinte e ao município.

03/04/2023 07h59
Obrigatoriedade de nota fiscal eletrônica para MEI fica para setembro

A obrigatoriedade para a emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) pelos microempreendedores individuais (MEIs) foi adiada para 1º de setembro, informou o site do Simples Nacional. A decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) foi tomada na quinta-feira.

Inicialmente, a obrigatoriedade da emissão estava marcada para começar nesta segunda-feira (3/4). De acordo com o comunicado, a prorrogação é para os “contribuintes e os fiscos possam se adaptar ao novo sistema. A fase de testes se estenderá até o final de agosto de 2023”.

A NFS-e é um documento digital emitido eletronicamente pela Receita Federal ou pelas prefeituras para documentar as operações de prestação de serviços. Profissionais como pintores, eletricistas, cabeleireiros e manicures utilizam tal prestação de serviço como forma de receber o pagamento.

Atualmente, as notas fiscais eletrônicas são emitidas nos portais de cada prefeitura, ou seja, não há uma uniformidade, que resulta em mais de uma legislação para as NFS-e no país. Por isso, a Receita Federal, em parceria com o Sebrae, lançou o NFS-e Nacional. O objetivo é uniformizar o modelo do documento fiscal para dar mais segurança jurídica ao contribuinte e ao município.

A iniciativa também quer oferecer uma gama de produtos tecnológicos aos municípios, às empresas e aos contribuintes.

*Bahia Notícias

Comentários

Leia também

Economia
Governo volta atrás e mantém IOF zerado para fundos nacionais no exterior

Governo volta atrás e mantém IOF zerado para fundos nacionais no exterior

A proposta anterior, divulgada na tarde da quinta-feira (22), previa a cobrança de 3,5%...
Economia
App do INSS teve 11 milhões de acessos para checar descontos indevidos, diz presidente

App do INSS teve 11 milhões de acessos para checar descontos indevidos, diz presidente

Cerca de 5,7 milhões de segurados foram informados de que não havia desconto, mas ainda...
Economia
Consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda começa nesta sexta (23)

Consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda começa nesta sexta (23)

Em 2024, o primeiro lote de restituição do IRPF somou R$ 9,5 bilhões — o maior lote...