Queda capilar em mulheres é multifatorial; saiba quais as principais causas
Déficit de vitaminas ou questões psicoemocionais estão entre as causas
ESPECIAL MARÇO MULHER
Segundo estudo conduzido pela empresa Head&Shoulders, 85% do público feminino do Brasil considera o cabelo como determinante para a auto-estima, por isso a queda capilar aflige muitas mulheres e prejudica o bem-estar. Conforme explica a terapeuta capilar Luciana Lago, a condição pode ser causada por deficiências de vitaminas e minerais, ou questões psicoemocionais, como estresse crônico ou ansiedade patológica.
“Perdemos cabelo a todo momento do nosso dia, mas quando a pessoa identifica que está ocorrendo uma queda acima do normal,— quando ela passa a mão e cai cabelo, cabelo em excesso no travesseiro, ou caindo muito ao lavar — significa que está na hora de procurar um especialista”, explica a terapeuta em entrevista ao De Olho na Cidade.
O período pós-parto, questões hormonais, verminoses e intoxicações também podem ocasionar o problema. A menopausa é outro período que provoca a queda capilar, devido à falta de produção do hormônio “progesterona”, que mantém a mulher mais jovem.
Apesar de ser mais comum em homens, cerca de 40% das mulheres brasileiras são acometidas pela alopecia, conhecida popularmente como “calvície “. O tratamento deve ser realizado a partir de recomendações de um especialista que tenha avaliado as individualidades do caso.
O transplante capilar é uma das soluções procuradas por muitos indivíduos, contudo, ainda assim, é necessário a avaliação de um especialista.
“As pessoas que fazem o implante às vezes não sabem porque o cabelo caiu. Acontece que sem saber como melhorar sua condição de saúde, a pessoa também pode não saber como manter esses fios na cabeça. Precisamos pensar no couro cabeludo como um terreno, ou seja, não adianta colocar fios novos em um terreno infértil”, pontua.
Para mais informações, sobre o assunto, acesse o instagram: @lucianalago_