Luz branca ou amarela: entenda como a iluminação interfere nos ambientes
De acordo com a arquiteta Carina Macedo, a iluminação amarela está em alta. Na decoração, a luz combina com elementos que trazem conforto, como sofás e tapetes
O projeto luminotécnico é o estudo do efeito da iluminação. O objetivo é conciliar a funcionalidade de cada ambiente, seja ele interno ou externo, ressaltando a decoração, dando sensação de aconchego, diminuindo o consumo de energia, além de valorizar o empreendimento.
De acordo com a arquiteta Carina Macedo, a iluminação amarela está em alta. Na decoração, a luz combina com elementos que trazem conforto, como sofás e tapetes.
“Principalmente para área da arquitetura residencial, nós estamos utilizando muito a iluminação amarelada, de forma distribuída. Muitas pessoas ainda insistem em utilizar aquele ponto branco central nos cômodos, realmente esse estilo de iluminação está ficando bem defasado. Hoje, nós arquitetos, utilizamos esse estilo de iluminação mais distribuída, com mais pontos de menos potência.”
Ainda em entrevista ao Jornal do Meio Dia (Princesa FM), quadro Home News, a arquiteta apontou como o estilo de cada cliente pode influenciar na decoração.
“É fundamental que primeiro seja traçado o perfil do cliente. Se for um projeto mais rústico, um projeto industrial ou um projeto mais clássico, vai interferir na escolha das luminárias. Por exemplo, um perfil mais rústico tendemos a escolher luminárias com um toque mais amadeirado, se for um perfil mais industrial a gente já entra com luminárias com um toquezinho mais de preto, os pendentes também em preto. Já se for um cliente mais clássico, pode ser utilizado luminárias com recorte mais reto.”