Ensino a distância cresce 474%, diz Inep; saiba os benefícios dessa modalidade
Ensino a distância traz mais praticidade para a rotina
De acordo com dados do do Inep , entre 2011 e 2021, o número de ingressantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de ingressantes em cursos presenciais diminuiu 23,4%.. O distanciamento social surgido no período pandêmico foi um dos principais motivadores para o aumento do ensino a distância.
Para o diretor da UniCesumar, Marcos Antonio,com a pandemia, as pessoas começaram a perceber as vantagens do EAD.
“O EAD tem o diferencial de deixar o aluno na flexibilidade dele. No presencial, o aluno precisa sair de casa todos os dias, gerando custos de transporte e alimentação. No EAD não, ele consegue estudar de casa e nos melhores momentos”, diz o diretor ao De Olho na Cidade.
A pesquisa do Inep indica, ainda, que as duas pontas da ferradura — ensino presencial e a distância — tendem a se afastar cada vez mais. Entre 2020 e 2021, o aumento de ingressantes nos cursos superiores foi ocasionado, exclusivamente, pela oferta de EaD na rede privada.
“É sobre aproveitar a produtividade. Ao sentir que naquele dia você está bem e disposto, você vai ter mais produtividade ao estudar. Diferente de ser ‘obrigado’ a ir para as aulas todos os dias, mesmo quando se está cansado”.
Com mais de mil pólos ao redor do Brasil, a UniCesumar permite que os alunos tenham acesso às aulas gravadas e fornece material didático completo. O aluno só precisa se dirigir ao polo presencial durante a semana de provas. Os cursos de administração, pedagogia e educação física são os três cursos mais procurados na instituição.
A UniCesumar se localiza na Av. Getúlio Vargas, 351 – Centro, Feira de Santana. Interessados em adentrar o ambiente universitário pode telefonar para (75) 3322-8551.