Mundo

Mineiro se torna segundo brasileiro a ir ao espaço

Após adiamentos, a espaçonave NS-21 da companhia Blue Origin, pertencente ao bilionário Jeff Bezos, decolou na manhã deste sábado, 4. O voo foi especialmente importante para Victor Hespanha, que se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país.PUBLICIDADE A decolagem ocorreu às 10h26, na cidade de Van Horns, […]

04/06/2022 17h33
Mineiro se torna segundo brasileiro a ir ao espaço
Foto: Reprodução | Instagram

Após adiamentos, a espaçonave NS-21 da companhia Blue Origin, pertencente ao bilionário Jeff Bezos, decolou na manhã deste sábado, 4. O voo foi especialmente importante para Victor Hespanha, que se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país.PUBLICIDADE

A decolagem ocorreu às 10h26, na cidade de Van Horns, no estado americano do Texas. O voo durou cerca de dez minutos e alcançou a velocidade máxima de 3,7 mil quilômetros por hora, antes de pousar por volta das 10h40.

O engenheiro de produção mineiro, de 28 anos, esteve a bordo do equipamento graças a um sorteio conduzido entre investidores da empresa Crypto Space Agency, que adquiriu a passagem. A companhia comercializa NFTs (sigla para Non-Fungible Tokens), algo como uma propriedade única que só existe no mundo.

O grupo deveria ter decolado no último dia 20, mas a viagem foi adiada por questões de segurança, após uma vistoria no foguete. O voo é do tipo suborbital, que é como um “bate-volta” ao espaço, com cerca de 10 minutos de duração. Nele, a espaçonave alcança uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois cai em queda livre de volta à Terra.

Além de Hespanha, a tripulação contou com o astronauta Evan Dick; a ex-chefe de testes da NASA Katya Echazarreta; o piloto de jato Hamish Harding; o cofundador da Dream Variation Ventures, Jaison Robinson; e o cofundador da empresa Insight Equity, Victor Vescovo.

Decolagem

Este foi o quinto voo espacial da Blue Origin. A nave sobe até um pouco acima da Linha de Karman, a 100 quilômetros de altitude, definida como início do espaço sideral, e depois volta à Terra. Durante a descida, os passageiros têm a sensação de gravidade zero.https://d2574ad2799f149610b85b73a19017b8.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A nave não precisa de piloto para ir ao espaço. A decolagem ocorre na vertical, com a cápsula com os passageiros sendo lançada por um foguete. Três minutos depois do lançamento, o foguete se separa do módulo, que segue em direção à Linha de Karman. As duas embarcações retornam à Terra e podem ser usadas em outras missões.

O primeiro brasileiro a viajar ao espaço foi o astronauta profissional e atual ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que foi à Estação Espacial Internacional em 2006.

Fonte: A Tarde

Comentários

Leia também

Mundo
Oposição da Coreia do Sul apresenta pedido de impeachment de presidente

Oposição da Coreia do Sul apresenta pedido de impeachment de presidente

Presidente chegou a decretar lei marcial no país, mas recuou após pressão do Parlamento...
Mundo
Deputados da Coreia do Sul votam para derrubar lei marcial decretada pelo presidente

Deputados da Coreia do Sul votam para derrubar lei marcial decretada pelo presidente

Yoon Suk Yeol não tem maioria no parlamento e disse que anunciou medida porque adversários...
Mundo
G20: presidente do Paraguai recebe alta após exames

G20: presidente do Paraguai recebe alta após exames

Chefe do Estado foi hospitalizado no início da noite dessa segunda-feira (18), em Botafogo,...