Bahia

Bahia supera marca anterior e registra 2,7 milhões de visitantes no Carnaval

Durante o Carnaval de Salvador, a Setur-BA promoveu uma série de ações para facilitar a circulação dos turistas.

22/02/2023 13h24
Bahia supera marca anterior e registra 2,7 milhões de visitantes no Carnaval
Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

Na retomada do Carnaval da Bahia, o turismo teve resultados que superaram as marcas anteriores. Em 2020, Salvador recebeu 800 mil turistas; em 2023, foram mais de um milhão de visitantes na capital. No estado, pelo mesmo comparativo, os números aumentaram de 2,3 milhões para 2,7 milhões de visitantes, com o apoio do governo baiano aos carnavais de mais de 60 municípios do interior. A rede hoteleira teve ocupação média de 95%, em Salvador, com picos de 100%, e ocupação máxima em alguns destinos, como Itacaré, Ilhéus, Rio de Contas e Maragojipe, além de taxas acima de 95%, em Morro de São Paulo e Porto Seguro. Os dados são da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e das prefeituras.

“Como planejamos, o Carnaval da Bahia deu o melhor resultado de todos os tempos para o setor do turismo, fruto da união do Governo do Estado, municípios, trade turístico, produtores e artistas. Recebemos bem os visitantes, que, com certeza, irão voltar para conhecer nossas 13 zonas turísticas”, comemorou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Durante o Carnaval de Salvador, a Setur-BA promoveu uma série de ações para facilitar a circulação dos turistas. O projeto Bahia Receptiva realizou mais de 150 mil atendimentos a brasileiros e estrangeiros, em postos nos circuitos da festa, nos portões de entrada da cidade e em hotéis. Foram 240 profissionais, entre agentes de informação e guias de turismo bilíngues, fornecendo orientações essenciais. A secretaria também iniciou a pesquisa sobre o perfil do turista que procura a Bahia, na capital e nos municípios de Camaçari (Arembepe e Guarajuba), Mata de São João (Praia do Forte) e Porto Seguro. O levantamento será concluído nesta sexta-feira (24), totalizando 2.250 entrevistas.

A novidade na festa deste ano foi a experiência Carnaval Digital Bahia, em que os foliões puderam usar o celular e um QR Code para baixar filtros do Instagram e se caracterizar com fantasias de blocos tradicionais. Houve mais de 10 mil acessos diários, nos sete postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), em Salvador. A iniciativa da Setur-BA, em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Senai/Cimatec, será usada na promoção do destino Bahia em feiras de turismo.

As ações da Setur-BA continuam, nesta Quarta-feira de Cinzas (22), com o receptivo especial aos passageiros do quarto cruzeiro marítimo a atracar no porto da capital baiana, nos últimos dias. Os navios trouxeram 17,5 mil cruzeiristas, do Brasil e do exterior, que vieram curtir a folia e fazer passeios.

Para encerrar as atividades ligadas ao Carnaval, o órgão promove, na quinta-feira (23), no embarque do aeroporto de Salvador, a operação Até Breve. Será o agradecimento aos turistas por terem escolhido a Bahia e o convite para que eles retornem no São João. Um trio de forró vai animar a despedida.

Fonte: Ascom Setur-BA

Comentários

Leia também

Bahia
Polícia Civil participa de termo de cooperação para combater assédio eleitoral e violência política de gênero no ambiente de trabalho

Polícia Civil participa de termo de cooperação para combater assédio eleitoral e violência política de gênero no ambiente de trabalho

O TRE, TRT, MPT, PRE, OAB, Defensoria Pública e a Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas...
Bahia
Em menos de 24 horas, Sistema de Reconhecimento Facial da SSP localiza quatro foragidos da Justiça

Em menos de 24 horas, Sistema de Reconhecimento Facial da SSP localiza quatro foragidos da Justiça

De janeiro a setembro deste ano, 615 pessoas foram presas com o auxílio da ferramenta....
Bahia
Prédio desaba parcialmente no Pelourinho