Bahia

Após outdoor com críticas, UPB, Portal do Sertão e FECBahia manifestam apoio ao prefeito de Anguera

“Causa repúdio e estranheza, uma vez que o gestor municipal foi exposto em uma placa de outdoor na BA-052 com declarações ofensivas ao seu nome”, declaram.

16/02/2023 17h37
Após outdoor com críticas, UPB, Portal do Sertão e FECBahia manifestam apoio ao prefeito de Anguera

Em nota enviada nesta quinta-feira (16) ao De Olho na Cidade, a União dos Municípios da Bahia (UPB), o o consórcio Portal do Sertão e a FECBahia criticaram a APLB Sindicato por declarações ofensivas contra o prefeito de Anguera, Mauro Vieira, veiculadas por meio de outdoor.

“Causa repúdio e estranheza, uma vez que o gestor municipal foi exposto em uma placa de outdoor na BA-052 com declarações ofensivas ao seu nome”, declararam em nota.


Confira nota na íntegra:

— Nas últimas semanas, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia), em uma iniciativa histórica, buscaram estabelecer o diálogo com a APLB Sindicato, no sentido de avaliar a capacidade financeira dos municípios frente ao piso salarial do magistério.

— Cabe ressaltar que diante da iniciativa das entidades, em assinar um protocolo de intenções, no último dia 13 de fevereiro de 2023, para dialogar e negociar sobre o tema de forma regionalizada, a atitude da APLB Sindicato no município de Anguera, no sertão baiano, causa repúdio e estranheza, uma vez que o gestor municipal foi exposto em uma placa de outdoor na BA-052 com declarações ofensivas ao seu nome.

— Mauro Vieira, prefeito de Anguera, assim como todos os prefeitos da Bahia teriam enorme satisfação em conceder reajuste aos professores e continuar a valorizando a educação, todavia, os municípios baianos em sua maioria não possuem capacidade fiscal de arcar com os sucessivos reajustes, de 33% em 2022 e 15% em 2023. Diante da situação, a UPB e FECBahia prestam apoio e solidariedade ao prefeito de Anguera, reconhecido como um dos gestores baianos mais atuantes e comprometidos com a educação, saúde e o desenvolvimento socioeconômico do município.

—A UPB e a FECBahia ressaltam que: ainda que o Ministério da Educação tenha publicado portaria sinalizando o reajuste, há um vácuo legislativo que coloca em risco a segurança jurídica de aplicação do reajuste do piso nacional do magistério, pois se baseia em critérios que remetem à Lei 11.494/2007, do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), expressamente revogada pela Lei 14.113/2020, de regulamentação do novo Fundeb.

— Acrescido a isso, as entidades municipalistas lembram que em 2022, para situação semelhante, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA) publicou parecer orientando que os municípios, ao reajustar o piso da categoria, não possuem obrigação de conceder aumento proporcional às demais faixas salariais que já ganham acima do piso.

— A UPB e FECBahia na defesa do equilíbrio fiscal dos municípios seguirão cobrando da União mais recursos para a educação, pois é onde de fato estão concentradas as riquezas do bolo tributário nacional, e convida os professores a distensionar as relações e se unirem em busca de fonte de receita adequada para o pagamento do reajuste do piso do magistério. Juntas, as duas entidades afirmam que o diálogo é o melhor caminho para avançar na melhoria da educação na Bahia.

Também em apoio ao prefeito, o Consórcio Portal do Sertão, divulgou uma nota declarando que “Manifestamos total apoio à Liberdade de Expressão, desde que esta se dê de maneira respeitosa e democrática. Todavia, nada justifica a falta de respeito e conduta hostil contra as instituições e seus representantes”.

Confira a nota do Consórcio:

Comentários

Leia também

Bahia
Morte por coqueluche é registrada na Bahia após cinco anos sem casos de óbito

Morte por coqueluche é registrada na Bahia após cinco anos sem casos de óbito

Caso aconteceu em Teixeira de Freitas, na região do extremo sul baiano
Bahia
Carro capota, mata mulher e deixa cinco pessoas feridas em rodovia baiana

Carro capota, mata mulher e deixa cinco pessoas feridas em rodovia baiana

Vítimas voltavam de festa em outro município quando carro capotou
Bahia
HC, Pablo e Natanzinho lotam Arena Zelitão no primeiro dia da festa dos 63 anos de Anguera

HC, Pablo e Natanzinho lotam Arena Zelitão no primeiro dia da festa dos 63 anos de Anguera

Uma multidão estimada em cerca de 25 mil pessoas passaram pelo local ao longo da noite...