Polícia

Segurança para Carnaval 2023 terá mais de 30 mil profissionais na Bahia

Violência contra as mulheres vai estar no foco das ações com a distribuição de uma pulseirinha vermelha que estimula as vítimas a denunciarem os casos

14/02/2023 10h24
Segurança para Carnaval 2023 terá mais de 30 mil profissionais na Bahia
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governo da Bahia lançou na manhã desta segunda-feira (13) o planejamento da Operação Carnaval 2023, realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). O conjunto de ações para o primeiro Carnaval depois da pandemia da Covid-19 na capital e interior do estado vai reunir 30 mil profissionais das polícias Militar (PM) e Civil (PC), Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Corpo de Bombeiros (CBMBA).

O investimento para garantir a segurança de baianos e turistas é de mais de R$ 60,8 milhões. “Estamos falando de quase 70 milhões de reais com investimento tanto no pessoal quanto na infraestrutura de alojamentos, equipamentos, câmeras, de portais para que as pessoas possam, de fato, ter a garantia que dentro do circuito estarão o mais seguras possível. Nós estaremos trabalhando 24 horas, a PM, Civil e Bombeiros, mesmo quando não está acontecendo a passagem e trios e de blocos,  a polícia está em operação. Nós teremos ações diárias para acompanhamento tanto da capital, quanto do interior”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, em coletiva de imprensa.

A Polícia Militar vai garantir o policiamento ostensivo e repressivo nos corredores da festa com efetivo de 22.700 policiais militares, distribuídos em 47 mil turnos. Eles estarão presentes nas áreas de acesso e estações de transporte coletivo, além das principais vias de trânsito da capital baiana. Aeronaves, viaturas de quatro e duas rodas, cães e cavalos também serão aplicados em atividades em todas as áreas que envolvem a festa. 

O CBMB vai realizar combate a incêndios, salvamentos, resgates aquáticos, vistorias, atendimento pré-hospitalar, entre outras demandas em Salvador e 22 municípios. Postos estarão distribuídos ao longo dos circuitos, incluindo as praias, além de caminhões auto bomba tanques, auto escada mecânico, e veículos para atendimento pré-hospitalar. No total, o efetivo contará com 2.624 bombeiros militares. 

Já a Polícia Civil contará com delegados, escrivães e investigadores que realizarão atendimentos nos postos especializados e Delegacias Especiais de Área, divididos ao longo dos três circuitos. Ao todo, são 2.922 policiais civis distribuídos em quase 11 mil plantões, atuando em dois eixos: repressão ao crime e qualidade do atendimento aos grupos vulnerabilizados.

A violência contra as mulheres também vai estar no foco das ações com a distribuição de uma pulseirinha vermelha que estimula as vítimas a denunciarem os casos.

Em Salvador, os acessos aos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/ Centro) e Batatinha (Pelourinho) serão monitorados 24 horas, durante os seis dias do Carnaval 2023, pelos Portais de Abordagens. Ao todo, 300 câmeras fixas e móveis serão monitoradas pela SSP, dentre equipamentos de reconhecimento facial e de monitoramento. Detectores de metais impedirão a entrada de armas de fogo, armas brancas e foragidos da Justiça nos circuitos da festa.

Comentários

Leia também

Polícia
Polícia Civil recupera celular furtado de paciente no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana

Polícia Civil recupera celular furtado de paciente no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana

O crime ocorreu no dia 1º de junho deste ano, mas só foi comunicado à polícia no dia...
Polícia
Mulher é presa em flagrante por aplicar golpes com Pix falso usando foto de delegado

Mulher é presa em flagrante por aplicar golpes com Pix falso usando foto de delegado

Durante o interrogatório, ela confessou envolvimento no esquema e revelou que o mentor...
Polícia
Homem é preso por dupla tentativa de homicídio em Serrinha; dois são flagrados com drogas durante a ação

Homem é preso por dupla tentativa de homicídio em Serrinha; dois são flagrados com drogas durante a ação

Ambos foram presos e conduzidos à Delegacia Territorial de Serrinha, onde permanecem à...