Lula declara retomada oficial do relacionamento positivo entre Brasil e Argentina
A declaração ocorreu durante a visita do petista à Casa Rosada, em Buenos Aires, para se encontrar com o presidente argentino, Alberto Fernández
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (23), participou de um encontro bilateral com o chefe de Estado da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, em Buenos Aires.
Durante uma coletiva de imprensa, que ocorreu após a cerimônia de assinatura de atos, o petista afirmou que está oficialmente retomando o relacionamento positivo e pacífico que possui com o governo argentino.
“O primeiro país que visitei como presidente em 2003 também foi a Argentina. Hoje estou aqui para dizer ao presidente da Argentina, para os ministros e imprensa daqui, que hoje é a retomada de uma relação que nunca deveria ter sido truncada.”
“A minha presença como primeira viagem feita depois da minha eleição a um país estrangeiro é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, produtiva, avançada, de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida para os seus povos.”
Além disso, Lula aproveitou o momento para pedir perdão pelos comentários feitos pelo ex-chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), sobre a Argentina.
“Estou pedindo desculpas por todas as grosserias que o último presidente do Brasil, que eu trato como um genocida por causa da responsabilidade com o cuidado com a pandemia, todas as ofensas que fez ao Fernández”, completou o presidente Brasileiro.
*Metro 1