Economia

Especialista revela segmentos de destaque para empreendedores em 2023

Ano tem boas expectativas, mas ainda é preciso cautela diante do cenário econômico

22/01/2023 14h48
Especialista revela segmentos de destaque para empreendedores em 2023
Foto: Reprodução

Um novo ano abre novas possibilidades de inovação e desenvolvimento para os empreendedores. Segundo o diretor regional do Sebrae, Isailton Reis, o ano de 2023 chegou com perspectivas de crescimento.

“Do ponto de vista das nossas avaliações, a nível nacional nós guardamos uma boa expectativa, de uma forma geral é uma expectativa otimista, principalmente em relação aos pequenos negócios, com toda essa força e destaque”.

Apesar disso, empresários e empreendedores não podem deixar de ter atenção e cautela ao cenário econômico.

“Acreditamos que vamos ter um ano de crescimento, mas não um crescimento tão grande e isso afetará os pequenos negócios. Os estudos têm dado conta que a gente não passa de 2% de aumento do PIB, alguns apontam apenas 0,7%, e temos que observar esse contexto”.

Algumas áreas como distribuição de bebidas, loja de pet shop, corretora de imóveis, escritório de consultoria e papelaria, são algumas das principais áreas mais buscadas pelos interessados em empreendedorismo. O diretor ainda ratifica a importância de ter cautela ao partir para os negócios.

“Cautela no mundo empresarial casa muito bem com a questão do planejamento. Então, se eu tenho uma economia que está caminhando para sua retomada pós-pandemia, se eu tenho algumas áreas que são específicas, ou tradicionais — como por exemplo, aqui em Feira, a questão do comércio e serviços, que se mantêm e ampliam —, eu preciso acima de tudo começar o ano fazendo algo que tenha a ver com cautela, que é se planejar bem”.

Um bom planejamento envolve visão estratégica. É preciso ter clareza sobre seus objetivos, o que se pretende atingir, quais conquistas a se alcançar, e assim elaborar um plano de ação que o auxilie a tornar todas essas metas em realidade.

As “metas smart” são um exemplo de como elaborar metas eficientes. “Smart” vem do inglês, que significa “inteligente” ou “esperto”. Na prática, a metodologia diz que uma meta precisa ser específica (S) , mensurável (M), atribuível (A), realista (R), temporal (T).

Comentários

Leia também

Economia
EUA: Café sobe 40% e roubo de cargas cresce

EUA: Café sobe 40% e roubo de cargas cresce

Preço ao consumidor atingiu recorde histórico de US$ 8,872 a libra em agosto e Associação...
Economia
Tarifaço de Trump deve atingir quase 10 mil produtos brasileiros

Tarifaço de Trump deve atingir quase 10 mil produtos brasileiros

Impacto prático da medida deve ser sentido nos próximos meses
Economia
EUA retiram tarifa sobre ferro-níquel brasileiro, diz Mdic

EUA retiram tarifa sobre ferro-níquel brasileiro, diz Mdic

A medida já havia retirado a tarifa sobre a celulose, também fixada em 10%