Embaixador da União Europeia condena ataques em Brasília e presta solidariedade ao STF
Em suas redes sociais, Ignacio Ybáñez reiterou o apoio e confiança da União Europeia à democracia brasileira e disse acreditar que as forças institucionais irão prevalecer
Após a visita que fez à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, na última quarta-feira (18), o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, prestou solidariedade à Corte por conta dos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília.
Em suas redes sociais, Ybáñez reiterou o apoio e confiança da União Europeia à democracia brasileira e disse acreditar que as forças institucionais irão prevalecer. O embaixador classificou ainda os ataques como “atos chocantes de violência política”.
“O exercício dos direitos e liberdades democráticas deve ocorrer com respeito à Constituição e às instituições democraticamente eleitas. As diferenças políticas não podem justificar atos criminosos ou colocar em questão os resultados de eleições democráticas”, declarou Ignacio Ybáñez, na noite desta quinta-feira (19).
A declaração de Ybáñez coincide com a aprovação de uma resolução no Parlamento Europeu, na qual os deputados condenaram os ataques de Brasília e apontaram o “papel instrumental” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL, sobretudo por suas declarações contestando o sistema eleitoral brasileiro.
Visita à Presidente do Supremo Tribunal Federal @STF_oficial Ministra Rosa Weber, para expressar a solidariedade da União Europeia depois dos atos chocantes de violência política e o ataque inaceitável contra a democracia que eles representam. pic.twitter.com/VSpLQCSplv
— Ignacio Ybáñez 🇪🇺 (@IgnacioYbanez) January 19, 2023
Por: Metro1