FioCruz: Casos de vírus respiratórios aumentam em crianças
Apenas cerca de 39% da população infantil de 3 a 11 anos finalizou o esquema vacinal no país
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, nesta quinta-feira (12), que o vírus sincicial respiratório (VSR) predomina entre os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças no Brasil. O vírus corresponde a 59% dos casos de SRAG em crianças de 0 a 4 anos, entre 11 de dezembro e 7 de janeiro.
São Paulo, Distrito Federal e toda a região sul se destacam em relação ao restante do país. Há também presença acentuada do VSR no Espírito Santo, Minas Gerais e Roraima.
A faixa dos 0 aos 4 anos é a única em que o VSR prevalece em relação a Covid-19, que segue sendo a maioria dos casos de síndrome respiratória aguda grave entre crianças. O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, reforça a importância de manter a vacinação em dia.
“As vacinas aprovadas não só são seguras, como também reduzem significativamente o risco de internação. Tomar todas as doses recomendadas é a nossa melhor ferramenta”, aponta Gomes
Até o momento, apenas cerca de 39% da população infantil de 3 a 11 anos finalizou o esquema vacinal contra a Covid no país, segundo a Fiocruz.
*Metro 1