Feira de Santana

Vandalismo em Brasília: especialistas discutem reflexos da ação

Especialistas comentam consequências dos atos antidemocráticos

09/01/2023 17h42
Vandalismo em Brasília: especialistas discutem reflexos da ação
Foto: JMD/Princesa FM

Na tarde de domingo (8), milhares de bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF, onde quebraram diversos objetos presentes nos locais. Mais de 200 participantes foram identificados e presos, e diversas discussões acerca da democracia foram levantadas ao redor do país.

Durante roda de conversa conduzida por Jorge Biancchi no Jornal do Meio Dia (Princesa FM – 96.9), o advogado Dr. Hércules Oliveira, explicou que a constituição brasileira de 1988 diz que a República Federativa do Brasil se constitui em um Estado democrático de direito, o que pressupõe que o poder emana do povo e deve ser exercido pelo próprio povo — de forma direta, ou através dos representantes eleitos.

“Sendo assim, o respeito à norma constitucional deve prevalecer, tanto que o próprio Artigo 5º traz como crime inafiançável e imprescritível quando vai de encontro a essa ordem. É permitido se reunir no país, desde que sem armas e de forma pacífica. O que nós vimos ontem é algo terrível, e que não deve ser aceitado. A democracia foi caríssima para ser reconquistada, custou o sangue de muitos brasileiros.  E quando se ver, principalmente, aqueles que são eleitos indo de encontro a essa ordem, o Estado democrático deve, dentro dos limites da lei, fazer cumprir a norma”, diz o advogado.

Foto: Advogado Hércules Oliveira/Jornal do Meio Dia

Ainda no domingo (8), o Ministro do STF, após provocação da AGU e parecer do Ministério Público Federal, aplicou o afastamento do governador de Brasília (DF). De acordo o tenente coronel Amon Pereira, especialista em gestão de segurança, houve uma falha por parte dos profissionais de segurança.

“Percebo que os homens que estavam garantindo a defesa do Estado, estão com um momento de simpatia. Vemos que no início do movimento a corporação vem conduzindo de forma a concordar com o que se almejava. E eles estavam ali para contemporizar, não deixar chegar aonde chegou. Os responsáveis precisam ser penalizados de forma exemplar”, pontuou o tenente.

Foto: Tenente Coronel Amon Pereira/Jornal do Meio Dia

Durante o ato, os manifestantes destruíram e degradaram diversos objetos valiosos, como a obra Di Cavalcanti,  principal peça do Salão Nobre do Palácio do Planalto, avaliada em R$ 8 milhões. O prejuízo total ainda não foi revelado.

Segundo o economista Antônio Roservaldo Costa, o mercado financeiro continuou operando de forma tranquila, mesmo com a alta do dólar e queda na Bolsa de Valores, porque houve um controle imediato da situação.

“O mercado financeiro depende fundamentalmente da segurança jurídica, da captação de investimentos e ninguém vai querer investir em um país que o governo não tem o controle social dos seus habitantes. Mas como houve um controle muito rápido, o Estado reagiu muito forte nesta manhã, tudo se tranquilizou”.

Foto: Economista Antônio Roservaldo Costa/Jornal do Meio Dia

Apesar disso, o economista alerta que se os responsáveis por financiar os atos não forem penalizados, a economia do país terá consequências: “O Brasil não está isolado do mundo, a economia é globalizada. Se não punirem os financiadores deste ato, a economia pagará um preço, podemos ter dólar alto, Bolsa caindo, com pouco investidores na nação”.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Decreto autoriza envio de carros-pipa para atender as áreas que não têm acesso à água...
Feira de Santana
Prefeitura realiza 31 exames para diagnóstico do HTLV no Mercado de Arte Popular

Prefeitura realiza 31 exames para diagnóstico do HTLV no Mercado de Arte Popular

A ação visa a busca ativa, a conscientização e prevenção da doença, visando ampliar...
Feira de Santana
Caminhoneiros recebem atendimentos de saúde na BR-324 em ação do Novembro Azul

Caminhoneiros recebem atendimentos de saúde na BR-324 em ação do Novembro Azul

Durante o evento, foram disponibilizadas solicitações do exame Antígeno Prostático...