Oficinas gratuitas movimentam Museu de Arte Contemporânea
Cursos são oferecidos por iniciativa voluntária de artistas
O terceiro dia das oficinas promovidas por artistas que compõem a exposição “Ocupação” movimentou o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) nesta quarta-feira, 21. O público jovem e adulto era maioria. A iniciativa oferece para a comunidade feirense a oportunidade de aprender mais sobre cultura e arte.
Um dos organizadores do evento, Dan Luz, destaca que são nove cursos gratuitos abertos para todos os públicos a partir de 12 anos. Algumas a partir de 16 anos. As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas presencialmente no museu no momento da aula – confira o cronograma abaixo. O aluno terá direito a certificado de carga horária digital.
Dan Luz considera que a iniciativa coletiva de promover oficinas para a comunidade é “uma forma de tornar esse movimento criado pela exposição Ocupação algo perene”. Ainda de acordo com ele, uma oficina de arte produz frutos “mais completos e abstratos que o simples fato de ensinar uma técnica. É uma troca rica que gera inquietação acerca de quem somos, acerca da nossa sociedade, que gera também um sentimento de transformação e poder transformar a realidade. Como diz Ferreira Gullar, a arte existe, porque a vida não basta”, citou.
Segundo Simone Rasslan, uma das organizadoras do projeto, a participação nas oficinas está cada vez mais diversificada. “É gratificante ver artistas experientes dividindo espaço com pessoas que estão experimentando seus primeiros contatos com as artes e como isso reverbera dentro e fora do museu. Ao mesmo tempo que ocorrem as oficinas, há um público visitante caminhando pelo museu e descobrindo um lugar vivo, desmistificando o olhar engessado de que o museu é um lugar sem movimento”, observa.
CONFIRA AS OFICINAS E OS RESPECTIVOS HORÁRIOS:
- Desenho com aquarela e caneta
22/12 (quinta-feira) | 05/01 (quinta-feira) – 14h às 17h
Professoras: Tatiane Alves e Sandra Olazával
- Autorretrato como ferramenta de autoconhecimento e expressão artística
5 e 6 de janeiro (quinta e sexta-feira) – 9h às 12h
Professora: Ananda Nunes
- Bate-papo – Femini-nus: A mulher artista
7/01 (sábado) – 9h30 às 10h30
Professora: Simone Rasslan
- Celebrando a força do feminino
7/01 (sábado) – 10h30 às 11h30
Professora: Mary
- Fantasmagóricas: o uso da longa exposição na fotografia
12/01 (quinta-feira) – 14h às 16h30
Professora: Ana Reis
- Mandalas: Arte e conexão
13/01 (sexta-feira) – 9h às 12h
Professora: Nanda Brito
*Prefeitura de Feira/Secom