Política

Bolsonaro participa de evento militar da Marinha

Cerimônia comemorou o Dia do Marinheiro nesta terça-feira (13); participaram do evento Hamilton Mourão e Paulo Sérgio Nogueira

13/12/2022 16h09
Bolsonaro participa de evento militar da Marinha
FOTO: REPRODUÇÃO PALÁCIO DO PLANALTO

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou, nesta terça-feira (13), de uma cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro e de imposição da medalha de mérito Tamandaré, em Brasília. O chefe do Executivo enviou uma mensagem aos brasileiros durante o evento, lida pelo locutor.

“Reafirmo a todos os brasileiros o comprometimento da Marinha do Brasil com o futuro da nossa pátria. Que, até mesmo com o sacrifício da própria vida, lutaram e sempre lutarão para impedir qualquer iniciativa arbitrária que possa vir a solapar os interesses de próprio país”, disse o locutor, em nome de Bolsonaro.
A solenidade é o único compromisso oficial de Bolsonaro nesta terça-feira, de acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto. Participaram da cerimônia o vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.
Em sua última participação em evento militar na capital federal, no dia 5 de dezembro, o presidente se emocionou, chorou e também não discursou. Desde o fim do segundo turno, o chefe do Executivo tem participado pouco de eventos públicos. A agenda pública foi retomada no fim de novembro.

Bolsonaro também concedeu, nesta terça-feira (13) a medalha do Mérito Mauá a diversos ministros, parlamentares e autoridades. A honraria é dada a pessoas que contribuíram com o setor de transportes. A lista completa foi divulgada na edição de hoje do D.O.U. (Diário Oficial da União).

Receberam a medalha os ministros Adolfo Sachsida (Minas e Energia), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública), Carlos Brito (Turismo), Célio Faria Júnior (Secretaria de Governo), Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), José Carlos Oliveira (Trabalho e Previdência), Marcos Montes (Agricultura), Paulo Alvim (Ciência), Ronaldo Bento (Cidadania) e Cristiane Britto (Mulher, Família e Direitos Humanos).

Entram na lista, ainda, diversos parlamentares e políticos, como os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Soraya Santos (PL-RJ), os senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Elmano Férrer (PP-PI), além dos governadores Romeu Zema (Novo-MG), Cláudio Castro (PL-RJ), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Mauro Menezes (União Brasil-MT), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Carlos Júnior (PSD-PR).

Na categoria ,serviços relevantes”, Bolsonaro concedeu a honraria ao general Júlio Cesar de Arruda, chefe do departamento de engenharia e construção do Exército. O militar foi escolhido pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para comandar o Exército na gestão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

*R7

Comentários

Leia também

Política
Dino prorroga prazo para CGU apresentar relatório sobre emendas

Dino prorroga prazo para CGU apresentar relatório sobre emendas

Ministro do STF quer mais transparência ao chamado "orçamento secreto"
Política
Marcos Pereira desiste de concorrer à presidência da Câmara e anuncia apoio a Hugo Motta

Marcos Pereira desiste de concorrer à presidência da Câmara e anuncia apoio a Hugo Motta

Anúncio acontece após conversas entre o presidente Lula (PT) e o presidente do Legislativo,...
Política
Ataque hacker afeta PF, STF e escritório de Alexandre de Moraes

Ataque hacker afeta PF, STF e escritório de Alexandre de Moraes

Tentativas de invasão foram registradas nesta semana