Produção industrial baiana está 29,4% abaixo do período pré-pandemia
Em outubro, conforme dados do IBGE, atividade recuou nos comparativos mensal e inter-anual, ficando com desempenho pior do que a média nacional
A atividade industrial baiana caiu em outubro tanto no comparativo com setembro passado (-4,6%) como em relação ao mesmo mês de 2021 (-7,2%). Os números, divulgados nesta sexta-feira (9) pelo IBGE, levam o setor a uma produção 29,4% abaixo da produção de fevereiro de 2020, último resultado antes do início da pandemia de Covid-19. No mesmo mês, o Brasil teve leve alta (0,3%).
A queda no comparativo mensal foi puxada pelos derivados do petróleo (-9,0%). Sete das 11 atividades da indústria de transformação pesquisadas diminuíram o ritmo.
No acumulado nos dez primeiros meses do ano, a produção baiana tem o 3º maior aumento do país (4,2%), bem à frente do registrado no Brasil como um todo (-0,8%). Nos 12 meses encerrados em outubro , o resultado também foi positivo (1,1%).
Quanto ao comparativo interanual de outubro, a queda foi influenciada na indústria extrativa (-14,7%) – que voltou a cair, após ter registrado crescimento em setembro – e na indústria de transformação (-6,7%), que teve a sua segunda retração consecutiva.
*Bahia.ba