Educação

Seminário com mais de 500 professores encerra ciclo de formação continuada

Evento aconteceu no auditório do Sesi Jardim Cruzeiro

09/12/2022 12h12
Seminário com mais de 500 professores encerra ciclo de formação continuada
Foto: Rafael Barbosa

Mais de 500 professores da Rede Municipal participaram nesta quinta-feira, 8, do Seminário “Educação de portas abertas: caminhos possíveis e trilhados”, que aconteceu durante todo o dia, no auditório do Sesi Jardim Cruzeiro.

Na abertura do evento, a secretária de Educação, professora Anaci Paim, ressaltou a importância de investir na política de formação continuada para todos os segmentos da rede que conta com aproximadamente dois mil profissionais distribuídos em 209 escolas municipais.

“Destacamos hoje especialmente o esforço dos profissionais multiplicadores que durante a pandemia de Covid-19 assumiram a responsabilidade de produzir material didático audiovisual para a realização das atividades de ensino via plataformas digitais que chegaram aos nossos mais de 50 mil estudantes. O compromisso deles merece todo o reconhecimento”, reforçou.

Todos os multiplicadores receberam certificados pela realização da atividade. A secretária também citou os encontros de formação continuada, promovidos pela Seduc, que mensalmente contam com a participação dos professores de todos os segmentos.

O seminário encerrou o ciclo de formação continuada para os professores no ano letivo de 2022. Durante o evento, os profissionais discutiram temáticas relacionadas à alfabetização e letramento, educação para as relações etnicorraciais, educação inclusiva e a importância do acesso e permanência na escola, com a perspectiva de colaborar com a formação integral dos/das estudantes da rede, com foco na socialização, formação sociomoral e o pleno desenvolvimento para a cidadania.

A programação foi marcada por duas mesas temáticas, cada uma num turno. Pela manhã, a professora doutora Dilzete Silva Mota Ramos, da Uneb, discutiu o tema a “Alfabetização e letramento: entre a palavra e o mundo”; e a professora doutora Sinara de Lima Souza, da UEFS, abordou a “Importância do acesso e permanência na escola”.

O momento também permitiu a divulgação das diversas ações promovidas pela Seduc, voltadas tanto para a valorização da alfabetização dos alunos, como a Campanha de Leitura, as atividades desenvolvidas pelos professores e os programas que promovem o acesso e permanência dos estudantes.

No turno vespertino, a professora doutora Jucélia Bispo dos Santos (UNILAB) abordou a “Educação para as relações etnicorraciais” e trouxe contribuições importantes para a formação. Na sequência, a professora especialista Talyta Adele Oliveira Chaves Meirelles discutiu as “Práticas pedagógicas e suas implicações na inclusão de estudantes da Educação Especial”.

*Com informações Secom

Comentários

Leia também

Educação
Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep

Uefs é a única universidade pública da Bahia contemplada por edital da Finep

Para a Instituição foi aprovado o valor de R$ 14.781.200,67, que será utilizado para...
Educação
MEC planeja criar Mais Médicos dos professores e bolsa do Pé-de-Meia para estudantes de licenciatura

MEC planeja criar Mais Médicos dos professores e bolsa do Pé-de-Meia para estudantes de licenciatura

Entre as ações, estão uma versão do Mais Médicos para atrair docentes a áreas com...
Educação
SEC divulga lista de professores e coordenadores que vão receber o Geapme

SEC divulga lista de professores e coordenadores que vão receber o Geapme

A Geapme está condicionada à qualificação profissional e à melhoria do desempenho...