Espetáculo “Viramundo” do Balé Castro Alves estreia em Feira de Santana
Espetáculo que homenageia os 80 anos de Gilberto Gil tem sua primeira apresentação no interior da Bahia
O espetáculo “Viramundo”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), chega a Feira de Santana no dia 7 de dezembro (quarta-feira), às 20h, no SESC Feira Centro. Essa é a primeira apresentação da mais nova montagem da companhia oficial de dança da Bahia no interior do estado. O ingresso será trocado por 1kg de alimento.
Estreado em julho e com nova temporada de sucesso em outubro na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA). A montagem celebra os 80 anos de Gilberto Gil e é inspirada pela riqueza da obra deste imortal baiano, sob direção e criação coreográfica de Duda Maia e música original do maestro Ubiratan Marques, executada pela Orquestra Afrosinfônica. Todo o elenco do BTCA está em cena, ressoando as danças que Gilberto Gil, em sua figura e em sua produção, desperta em seus corpos.
Um roteiro musical dançado – ou um roteiro de dança musicada – nasce do acordo criativo entre Duda e Ubiratan. Na conexão entre ancestralidade e futuro, raízes e profecias, sertão e litoral, ecologias e tecnologias, despontam a diversidade, a atemporalidade, a generosidade.
“Mais do que transformar a obra de Gil em dança, a ideia foi de apropriar a musicalidade e produzi-la com o corpo. Achar essa dança Gil, esse corpo Brasil, que é futurista, que é ciência, que é sertão, que é Tropicália, que é fala, que é protesto, todos esses elementos que estão muito fortes no caminho que Gil traçou. Essa foi a grande aventura: trazer uma assinatura de cada corpo dançante a partir da pesquisa da musicalidade e do conteúdo desse ícone, esse rei”, revela Duda Maia, diretora que conduziu uma verdadeira imersão com o BTCA durante dois meses de processo criativo.
Para a criação da trilha sonora original, nascida dos embriões que Gil inventa e ecoa, Ubiratan Marques se baseou em três movimentos de percepção da obra do homenageado: o 1º movimento, Sertão; o 2º, Tropicália; e o 3º, Expresso 2222. São sonoridades que representam sua leitura e remetem às características próprias de Gilberto Gil, misturadas a trechos de suas canções em novos arranjos. A Orquestra Afrosinfônica executa a música, gravada para a circulação fora de Salvador.
“Perseguimos uma obra essencialmente brasileira, e a textura, a qualidade de movimento, quer trazer o espectador para dentro da cena. Diminuímos a distância entre quem vê e quem está no palco”, destaca a diretora.
SERVIÇO:
VIRAMUNDO
Balé Teatro Castro Alves
Quando: 7 de dezembro de 2022 (quarta-feira), às 20h
Onde: SESC Feira Centro (Praça Carlos Bahia, s/n – Centro – Feira de Santana. Tel.: 75 3602-0028)
Quanto: 1kg de alimento
Classificação indicativa: 12 anos
*com informações da Assessoria de Comunicação