Feira de Santana

Secretaria de Meio Ambiente recolhe lixo descartado no Rio Jacuípe 

Órgão municipal alerta a população em preservar os mananciais

24/11/2022 11h46
Secretaria de Meio Ambiente recolhe lixo descartado no Rio Jacuípe 
Foto: Divulgação

As comemorações pelo Dia Nacional do Rio – esta quinta-feira (24) – tiveram início ontem em Feira de Santana com a coleta de amostra de água do Rio Subaé que será submetida a análise físico-químico e bacteriológica. O material será encaminhado para o Lacen.

Ainda dentro da programação, a equipe do Departamento de Educação Ambiental recolheu uma grande quantidade de lixo em alguns pontos do Rio Jacuípe, na comunidade Mergulho, em Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu).

O material foi descartado pela população nos riachos do Feira X, do Tanque do Urubu e Cipriano Barbosa, na Rua Nova, que são afluentes da Bacia do Jacuípe. Esta ação terá continuidade hoje.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, pontua que o município possui 10 rios, sendo os principais Jacuípe, Pojuca e Subaé.

“Ainda temos os rios do Peixe e Calandro, em Jaguara, os rios Cavaco e Aguilhada, em Ipuaçu, além do rio Salgado, na Matinha”, pontua. Outros localizados nos distritos de Humildes e Maria Quitéria sofreram agressões ambientais – o primeiro já não existe.

João Dias aponta que os principais problemas são decorrentes da falta de conservação da mata ciliar provocada pelo desmatamento e poluição das águas devido o uso de agrotóxicos.

“Este é um dia de alertarmos a população sobre a importância em cuidarmos dos nossos mananciais. Os rios nos fornecem oxigênio, proporciona o lazer e oportunidades de acampar e pescar, além de nos fornecer água doce. Temos todos os motivos para preservar os rios”, enfatiza.

*Com informações Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Fundação Hospitalar de Feira de Santana faz balanço positivo do Outubro Rosa 2025

Fundação Hospitalar de Feira de Santana faz balanço positivo do Outubro Rosa 2025

Superação da meta de atendimentos e nova ambulância estão entre os pontos altos
Feira de Santana
Feira de Santana sedia Jogos Integradores do IFBA e Mostra Intercultural com mais de 1,5 mil participantes

Feira de Santana sedia Jogos Integradores do IFBA e Mostra Intercultural com mais de 1,5 mil participantes

O evento tem como proposta unir esporte, cultura e educação em uma grande celebração...
Feira de Santana
Após cinco dias, vice-prefeito Pablo Roberto recupera celular roubado na BR-324

Após cinco dias, vice-prefeito Pablo Roberto recupera celular roubado na BR-324

O aparelho foi localizado ontem (29) por equipes da Polícia Civil, abandonado em uma área...