Programação do Novembro Negro atende Escola Quilombola no distrito de Maria Quitéria
Evento acontece nesta sexta e sábado
Juventude, ancestralidade e aquilombamento: em defesa da terra, da água e do território para bem viver. Este é o tema da 10ª edição do Novembro Negro do território quilombola de Lagoa Grande. O evento acontece nesta sexta-feira (18), às 13h, e no sábado (19), das 7h às 18h, na Escola Municipal Quilombola Luiz Pereira Dos Santos, no distrito de Maria Quitéria.
A programação alusiva ao mês da Consciência Negra vai contar com apresentações culturais de escolas municipais, rodas de conversa, Grupos de Trabalho/Debate (GTs), exposição de produtos da agricultura familiar, feijoada solidária, música e diversas atividades.
A cultura, território, educação e identidade da comunidade serão evidenciados durante o evento, que tem como objetivo evidenciar a história e vivência das gerações do povo quilombola.
O encontro é uma iniciativa da Associação Quilombola Comunitária de Maria Quitéria, com o apoio de instituições como a Secretaria de Educação, através das Escolas Municipais Luiz Pereira dos Santos, Dr. Francisco Martins da Silva e José Tavares Carneiro.
“É um marco para nós a participação das escolas na iniciativa, porque fortalecemos a relação da educação com a comunidade. Este ano o evento será ainda mais especial com a realização na unidade que leva o nome do patrono da nossa comunidade quilombola, que é Luiz Pereira. O tema ancestralidade tem tudo a ver com este momento”, pontua a assistente social e presidente da Associação, Renilda Cruz dos Santos e Santos.
*Prefeitura de Feira/Secom